O brasileiro Alison dos Santos, o Piu, garantiu o bicampeonato mundial dos 400m com barreiras nesta sexta-feira (18), no Mundial de Tóquio, no Japão. Aos 25 anos, o atleta cruzou a linha em 46s84, ficando atrás apenas do americano Rai Benjamin, que terminou em 46s52, mas acabou desclassificado por derrubar uma barreira.
Com isso, o catariano Abderrahman Samba ficou com a prata (47s06) e o nigeriano Ezekiel Nathaniel levou o bronze (47s11).
Na semifinal de quarta-feira (16), Alison enfrentou dificuldades, tocou uma das barreiras e se classificou apenas com o oitavo melhor tempo (48s16).
Alison já havia sido campeão mundial em Eugene 2022, mas terminou em quinto lugar em Budapeste 2023, quando retornava de uma cirurgia no joelho direito.
Na final de Tóquio, Piu largou forte e, na primeira metade da prova, disputava a quarta posição com Samba. Na última curva, acelerou, ultrapassou o norueguês Karsten Warholm, que é recordista mundial, e entrou na briga direta pelo pódio.
O americano Rai Benjamin liderava com folga, mas tropeçou na última barreira, o que abriu espaço para Alison encostar e cravar o bicampeonato mundial.