Senado afasta Eduardo Bueno de Conselho Editorial por fala sobre Charlie Kirk

Senado afasta Eduardo Bueno de Conselho Editorial por fala sobre Charlie Kirk

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação/Shayenne Reis

Publicado em 18/09/2025 às 15:44 / Leia em 2 minutos

O jornalista e escritor Eduardo Bueno, conhecido como Peninha, foi afastado do Conselho Editorial do Senado após publicar um vídeo em que ironiza e comemora a morte do ativista norte-americano Charlie Kirk.

A decisão foi tomada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), após pressão de parlamentares da oposição, que repudiaram a manifestação do escritor. O movimento foi liderado pelo senador Rogério Marinho (PL-RN), que reuniu cerca de 40 assinaturas pela punição.

“O vídeo é um absurdo. Nós não podemos conviver, e nem esta Casa deve acolher pessoas que fazem discursos de ódio e comemoram assassinatos”, declarou Marinho. Outros parlamentares classificaram as declarações como “asquerosas”.

Charlie Kirk foi assassinado em 10 de setembro, após ser atingido por um tiro enquanto discursava em uma universidade de Utah, nos Estados Unidos.

Em sua publicação, Eduardo Bueno ironizou o episódio: “Mataram o Charlie Kirk. Ai, coitado, tomou um tiro, não sei se na cara. Tem duas filhas pequenas, que bom pras filhas dele, né?”. Ele ainda acrescentou: “Que terrível um ativista ser morto por ideias, exceto quando é Charlie Kirk”.

O vídeo foi removido pelo Instagram, o que levou o escritor a acusar a plataforma de censura. Em tom sarcástico, voltou a se manifestar: “Mas onde está a liberdade de expressão tão defendida pela extrema direita? Estou sendo censurado! Espero que os EUA invadam logo o Brasil para me defender!”.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia