Morre Hermeto Pascoal, ícone da música brasileira, aos 89 anos

Morre Hermeto Pascoal, ícone da música brasileira, aos 89 anos

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Tiago Mascarenhas

Reprodução/Instagram

Publicado em 13/09/2025 às 22:20 / Leia em 2 minutos

O multi-instrumentista Hermeto Pascoal morreu neste sábado (13), aos 89 anos, no Hospital Vitória, no Rio de Janeiro. A informação foi divulgada por sua família, que relatou que ele partiu de forma serena, cercado de parentes e amigos de longa data.

No momento de sua morte, integrantes do seu grupo musical se apresentavam no palco, exatamente como ele sempre desejou. Hermeto deixa seis filhos, 13 netos e dez bisnetos.

Nascido em 22 de junho de 1936, em Lagoa da Canoa, distrito de Arapiraca (AL), Hermeto tornou-se um dos artistas mais inventivos do Brasil. Albino, passou a infância afastado do trabalho rural e próximo dos sons da natureza, criando instrumentos improvisados e tocando para os pássaros.

Aos 10 anos começou no acordeão e, aos 14, estreou com o irmão José Neto na Rádio Tamandaré, em Recife. Depois, passou por orquestras como a Tabajara (PB) e a Rádio Mauá (RJ).

Na década de 1960, já em São Paulo, formou o Sambrasa Trio e o Quarteto Novo, com Airto Moreira, Heraldo do Monte e Theo de Barros. O grupo acompanhou nomes como Edu Lobo e Marília Medalha em festivais da época.

Nos anos 1970, levado aos Estados Unidos por Airto e Flora Purim, gravou com Miles Davis, que o descreveu como “o músico mais impressionante do mundo”, e lançou álbuns como “Slaves Mass”.

De volta ao Brasil, consolidou carreira com discos como “A Música Livre de Hermeto Pascoal” e “Zabumbê-bum-á”, além de se apresentar em festivais internacionais, entre eles Montreux (Suíça) e Live Under the Sky (Japão).

Tocou com Elis Regina e manteve uma trajetória marcada pela improvisação e pela liberdade criativa, unindo jazz, frevo, baião, música erudita e popular.

Três vezes vencedor do Grammy Latino, recebeu títulos de doutor honoris causa da Juilliard School (EUA), da Universidade Federal da Paraíba e da Universidade Federal de Alagoas.

Sua última apresentação no Brasil ocorreu em junho deste ano, no Circo Voador, no Rio, em um show que celebrou seu aniversário de 89 anos.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia