O Hospital Geral do Estado (HGE) passará pela maior intervenção estrutural dos últimos 35 anos. O projeto, autorizado nesta quinta-feira (11), prevê a construção de uma nova emergência, 88 novos leitos, UTI neurológica, heliponto, além de ampliação do acesso, recepção e ambulatórios.
O investimento ultrapassa R$ 117 milhões e será executado pela Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia), com previsão de conclusão em 24 meses.
“O HGE é um símbolo da saúde da Bahia e agora vai se tornar ainda mais moderno, acessível e acolhedor para a população. Estamos falando de uma intervenção que amplia a capacidade de atendimento e garante um hospital preparado para o futuro”, afirmou José Trindade, presidente da Conder.
O projeto inclui ainda:
- Construção de UTI neurológica com 10 leitos
- Climatização integral de todos os ambientes
- Novo acesso viário, com guaritas e estacionamento elevado com 130 vagas
- Modernização da fachada e ampliação da recepção
- Ambulatórios adulto e pediátrico
Segundo Trindade, essa será uma das obras mais importantes conduzidas pela Conder, que atualmente atua com 11 intervenções na área da saúde em diversos municípios, como Alagoinhas, Valença, Amargosa e Ibotirama.
“Cada obra é planejada para dar o melhor retorno à população, e é esse padrão de qualidade que aplicaremos aqui”, reforçou o gestor, citando ainda o Hospital Ortopédico do Estado, entregue recentemente, como exemplo de excelência.
Investimentos também no Cican e Hospital Roberto Santos
O pacote de investimentos inclui também a ampliação do Centro Estadual de Oncologia (Cican), que receberá R$ 26,7 milhões para modernização da unidade e instalação do primeiro PET Scan do SUS na Bahia, equipamento essencial para o diagnóstico precoce do câncer.
O Hospital Roberto Santos também será beneficiado, com a chegada de um novo angiógrafo de última geração, que modernizará o setor de hemodinâmica.