A Bahia acaba de dar um passo importante no avanço do diagnóstico precoce da Doença de Alzheimer. A Diagnoson a+, marca do Grupo Fleury, é pioneira no estado na realização do exame de PET-CT com radiomarcador beta-amiloide — tecnologia de ponta, desenvolvida no Brasil, que permite identificar sinais iniciais da doença com maior precisão e segurança.
Considerada uma das formas mais comuns de demência, o Alzheimer ainda não tem cura. No entanto, o diagnóstico precoce é uma das principais formas de desacelerar sua progressão e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Com o novo exame, isso agora se torna possível também na Bahia, sem a necessidade de deslocamento para centros médicos do Sul e Sudeste.
“Esse exame, além da inovação tecnológica, tem impacto direto na qualidade de vida da população nordestina. Agora, a Bahia oferece tecnologia de ponta, alinhada aos principais polos médicos do País”, afirma Felipe Matos, gestor do Centro Diagnóstico da Diagnoson a+, em entrevista ao Alô Alô Bahia. O primeiro exame foi realizado na sexta-feira(5 de setembro).

Diagnoson a+ traz para a Bahia exame inédito que detecta Alzheimer em estágio inicial
O exame PET-CT com o radiotraçador 18F-florbetabeno permite aos médicos visualizar, de forma não invasiva, as placas de beta-amiloide no cérebro — uma das principais características do Alzheimer — antes mesmo que alterações estruturais ou metabólicas apareçam nos exames convencionais.
O exame tem custo de R$ 8.890, com possibilidade de parcelamento em até 10 vezes.
Além da novidade na Bahia, o Grupo Fleury foi o primeiro no Brasil a oferecer o PrecivityAD2™, exame de sangue que auxilia médicos a diagnosticar ou descartar a doença de forma precoce e precisa.