OSBA promove evento dedicado à música sinfônica em Salvador; inscrições estão abertas

OSBA promove evento dedicado à música sinfônica em Salvador; inscrições estão abertas

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Amanda Tropicana

Publicado em 12/09/2025 às 12:50 / Leia em 4 minutos

Estão abertas as inscrições para o 1º Fórum OSBA de Orquestras Sinfônicas “Música de Concerto em Movimento”, que acontece nos dias 24 e 25 de setembro, a partir das 14h, no Teatro do Goethe-Institut, no bairro da Vitória, em Salvador. Promovido pelo Governo do Estado da Bahia e pela Associação Amigos do Teatro Castro Alves, responsável pela gestão da Orquestra Sinfônica da Bahia, o evento reunirá músicos, produtores, pesquisadores, estudantes e demais interessados em música de concerto. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser realizadas através da plataforma Sympla.

Celebrando os 43 anos da OSBA, a mesa de abertura acontece no dia 24, às 14h, e contará com a participação de Alessandra Serra, diretora executiva da OSBA e superintendente executiva da ATCA, que falará sobre “A ATCA e a evolução da OSBA pós-publicização”; Moacyr Gramacho e Rose Lima, diretor geral e diretora artística do TCA, que apresentam o tema “A Orquestra e o Teatro”; Sara Prado, diretora geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia, que abordará “Política das Artes: a Música Orquestral da Bahia”; e Bruno Monteiro, secretário de Cultura da Bahia, que discutirá “A OSBA em toda a Bahia”.

Na sequência, às 15h45, acontece a segunda mesa do dia, que abordará a produção de Orquestras Sinfônicas com o tema “Do palco à praça: produzindo pontes entre orquestra e território”. O debate será mediado por Thaís Calmon, produtora cultural e assistente institucional da OSBA, e contará com Raquel Rosa, coordenadora de operações e eventos da Sala São Paulo, que falará sobre “O cotidiano de uma sala de concerto”; Marina Carrera, coordenadora de produção da OSBA, que apresentará “Transformando espaços para uma orquestra profissional”; e Rodrigo Viana, controller da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira, que compartilhará o estudo de caso “Projeto Conexões Musicais”.

No dia 25 de setembro, a partir das 14h, o Fórum promove duas mesas temáticas. A primeira, sobre gestão de Orquestras Sinfônicas, terá mediação de Thiago Reis, diretor geral da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, e contará com Raquel Amado, chefe administrativa da Orquestra Sinfônica de Sergipe, que falará sobre “Desafios e possibilidades de uma orquestra de administração pública”; Ana Flávia Cabral, vice-presidente executiva da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira, que abordará “Da política pública à prática: Gestão de Resultados”; e Marcelo Lopes, diretor executivo da Fundação Osesp e conselheiro administrativo da ABRAOSC, com a palestra “Sistema de OS na Cultura”.

Encerrando a programação do dia 25, às 15h45, acontece a mesa que tratará sobre a parte artística das Orquestras Sinfônicas com o tema “Novos caminhos para a música de concerto”. Mediada por Lucas Robatto, chefe do naipe de flautas da OSBA, a mesa terá como convidados o professor e compositor Paulo Costa Lima, docente da Universidade Federal da Bahia e membro da Academia Brasileira de Música, com a fala “A Orquestra Sinfônica como Projeto Cultural”; Nathalia Costa, gerente de produção e programação artística do Complexo Theatro Municipal de São Paulo, que discute “Diversidade e representatividade na programação das orquestras e óperas”; além do maestro e curador artístico da OSBA, Carlos Prazeres, que apresenta reflexões sobre a formação de público de música de concerto no século XXI a partir do fenômeno do “público-crush” da Orquestra Sinfônica da Bahia.

Encerramento na Concha Acústica com homenagem a Gal Costa

As atividades se encerram em grande estilo no dia 26 de setembro, às 19h, com um concerto especial da OSBA na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em homenagem a Gal Costa, no dia em que se celebram os 80 anos de nascimento da artista baiana. A apresentação terá a direção musical e regência do maestro Carlos Prazeres, com direção artística de Manno Góes. 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia