Foi com emoção, sorrisos e lágrimas que o comunicador e ex-prefeito de Salvador, Mário Kertész, lançou, na noite desta quarta-feira (10), seu novo livro, “Riso-Choro”, na Livraria LDM, no Shopping Bela Vista. O evento reuniu amigos, admiradores e leitores que lotaram o espaço para prestigiar o autor.
A obra, que traz relatos e memórias de quase oito décadas, é descrita por Kertész como um registro pessoal — sem intenções de ajuste de contas com a vida pública.
“Quando fiz esse livro, eu não busquei marcar a minha vida, nem ser um legado. Eu não tenho nada disso. São histórias que eu vivi e que relato da mesma forma com que falo no rádio, sem nenhum intuito de vingança, nem de raiva, nem de ódio”, disse Mário em entrevista ao Alô Alô Bahia.

Lançamento do livro de Mário Kertész lota livraria em Salvador – foto: Alô Alô Bahia
Com 360 páginas e prefácio do jornalista Jânio de Freitas, Riso-Choro mistura memórias afetivas com episódios dos bastidores da política baiana. Um dos trechos de destaque é o relato sobre o rompimento com o ex-governador Antônio Carlos Magalhães (ACM) — relação marcada por conflitos, mas também por respeito.
Apesar do conteúdo político, Mário ressalta que o ponto central do livro está em suas vivências pessoais e na celebração de seus 81 anos.

Mário Kertész relata memórias afetivas e bastidores da política em sua autobiografia – foto: Marcelo Kertész/Divulgação
“[Quis] mostrar coisas boas, momentos difíceis, que toda a vida tem. E também é um fato de eu ter conseguido chegar aos 81 anos de idade, tendo começado minha vida pública com 22 anos. Então isso foi um material bom para poder falar, e só. É isso mesmo que eu quero, mais nada”, afirmou.
Nesta quinta-feira (11), o autor participa de uma roda de conversa na Faculdade de Administração da UFBA, às 18h, ao lado do filósofo Waldomiro J. Silva Filho e do jornalista Wilson Gomes. A entrada é gratuita.