O Governo da Bahia divulgou nesta quarta-feira (10) os detalhes dos trens que irão compor o sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) visitou a fábrica responsável pela montagem dos veículos, em Hortolândia (SP), acompanhado por 20 lideranças comunitárias do Subúrbio Ferroviário, região onde o modal está em construção.
Durante a visita, o grupo conheceu o primeiro trem que será enviado para a capital baiana, previsto para chegar no dia 5 de dezembro de 2025, com design especial em homenagem ao Subúrbio e à Bahia. Os primeiros testes estáticos e dinâmicos estão programados para dezembro, e o início da operação com passageiros está previsto para o segundo semestre de 2026.
Produzido pela CAF (Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles), o modelo URBOS 3 passa por adaptações técnicas para atender às especificações do projeto baiano desenvolvido pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB). As intervenções incluem modernização, substituição de componentes, pintura, plotagem e testes de performance.
Além de atender aos requisitos técnicos, parte dos vagões foi adaptada para as necessidades de marisqueiras e pescadores que utilizavam o antigo trem para transporte de produtos — serviço que será mantido no novo sistema.

Primeiro trem do VLT de Salvador chega em dezembro; operação começa em 2026
O trem
Cada composição do VLT terá sete vagões, duas cabines de comando e capacidade para 400 passageiros. Com 45 metros de comprimento e movido à eletricidade, o modelo pode atingir até 70 km/h e é utilizado em mais de 50 países, como Espanha e Austrália.

Primeiro trem do VLT de Salvador chega em dezembro; operação começa em 2026
Avanço das obras
Com investimento de R$ 5,4 bilhões, o VLT terá 40 km de extensão, 42 paradas e integração com o metrô. O sistema contará com Wi-Fi gratuito em 35 pontos, câmeras com inteligência artificial, catracas automáticas, painéis digitais em tempo real e conexão por fibra óptica.
As obras seguem em ritmo acelerado. O Trecho 1 (Calçada–Ilha de São João) já atingiu 33,79% de avanço físico. O Trecho 2 (Paripe–Águas Claras) está em 19,99%, enquanto o Trecho 3 (Águas Claras–Piatã) registra 2,11%, com conclusão prevista para 2028.
De acordo com o presidente da CTB, Eracy Lafuente, os sistemas elétricos e estruturas de energia estão sendo preparados para garantir os testes e operação em Salvador: “Estamos investindo em tecnologia e construção civil para transformar o transporte público da Bahia”, afirmou.