Com recorde de inscritos, a Maratona Salvador chega à sua sétima edição com novidades para os atletas: os desafios ‘Paletada da Zorra’ e ‘Barril Dobrado’, que consistem em dobradinhas de 5 km + 21 km e 10 km + 42 km, respectivamente. Os participantes que se inscreverem nestas provas vão correr tanto no sábado como no domingo, e receberá as camisas e medalhas de cada distância, além de uma camisa e uma medalha feitas especialmente para o desafio. Segundo a organização, a corrida de rua já recebeu 12 mil inscrições.
Pela primeira vez, a Maratona será dividida em dois dias. As provas de 5 km e de 10 km vão acontecer dia 20 de setembro, e as de 21 km (meia-maratona) e de 42 km (maratona) serão realizadas no domingo, dia 21.
De acordo com Douglas Cerqueira, diretor da MP3, responsável pela organização da corrida, a ideia de dividir a prova em dois dias veio pelo crescimento do número de inscritos e pela necessidade de dar mais conforto aos atletas. “A partir daí, criamos essa possibilidade para que corressem nos dois dias. Foram 500 vagas já esgotadas, 70% para a ‘Paletada da Zorra’ e 30% para o ‘Barril Dobrado’”, disse.
Cerqueira avalia que a maratona vem crescendo a cada ano e tem despontado como uma das principais provas brasileiras. “Este ano, nos tornamos a sétima prova brasileira com o selo World Athletics e, em breve, teremos mais novidades, para que Salvador se consolide como uma das principais provas para o Brasil e o Mundo. Será uma grande festa do atletismo brasileiro, com os principais atletas de elite e os amadores de todo o Brasil e de diversas cidades do Mundo”, afirma.
O presidente da Empresa Salvador Turismo, Isaac Edington, destaca que o evento tem se inovado ano a ano: “A Maratona de Salvador cresce a cada edição e, este ano, ganha um novo capítulo com os desafios ‘Paletada da Zorra’ e ‘Barril Dobrado’, que chegam para elevar ainda mais a experiência dos atletas. Pela primeira vez, teremos dois dias de prova, o que reforça nosso compromisso em consolidar Salvador como um dos principais destinos esportivos do país. A expectativa é enorme para esta edição, que vai reunir atletas de diversos lugares, celebrando o esporte, a saúde e a energia da nossa cidade”, comentou.
Paletada da Zorra – A fisioterapeuta Suzane Brandão, de 44 anos, corre há três anos. Moradora da Pituba, ela frequenta uma assessoria esportiva que vem auxiliando na preparação para o desafio deste ano. “Esse é o meu terceiro ano na Maratona Salvador. Primeiro fiz 21 km, no ano passado fiz 42 km e este ano resolvi fazer o desafio de 5 km e 21 km. Decidi fazer por ser uma oportunidade de manter os 21km com um ‘plus’. Este ano espero baixar meu tempo e bater meu recorde pessoal”, diz.
Barril Dobrado – Morador de Vilas de Abrantes, o engenheiro de produção Lucas dos Santos conta que já participou da Maratona Salvador em 2024. “Decidi fazer o desafio dos 10 km + 42 km este ano em homenagem ao meu pai, que também é corredor e fará 21 km. A corrida sempre foi algo sem compromisso para mim, mas a partir de 2023 comecei a levar mais a sério, com assessoria esportiva, acompanhamento nutricional e treinos de fortalecimento”, pontua.
“Quando apareceu o desafio na Maratona Salvador, não pensei duas vezes e aceitei de cara. As expectativas são as melhores possíveis, correr é uma prática que vai além de um exercício físico, é um passaporte para uma vida saudável, feliz e com memórias que marcam. E você conhecer sua cidade de uma forma diferente, se desafiar e viver momentos únicos, é maravilhoso”, completa Lucas dos Santos.