Com recorde de inscritos, Maratona Salvador terá desafios inéditos em dois dias de provas

Com recorde de inscritos, Maratona Salvador terá desafios inéditos em dois dias de provas

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Lucas Moura / Secom

Publicado em 09/09/2025 às 16:17 / Leia em 4 minutos

Com recorde de inscritos, a Maratona Salvador chega à sua sétima edição com novidades para os atletas: os desafios ‘Paletada da Zorra’ e ‘Barril Dobrado’, que consistem em dobradinhas de 5 km + 21 km e 10 km + 42 km, respectivamente. Os participantes que se inscreverem nestas provas vão correr tanto no sábado como no domingo, e receberá as camisas e medalhas de cada distância, além de uma camisa e uma medalha feitas especialmente para o desafio. Segundo a organização, a corrida de rua já recebeu 12 mil inscrições.

Pela primeira vez, a Maratona será dividida em dois dias. As provas de 5 km e de 10 km vão acontecer dia 20 de setembro, e as de 21 km (meia-maratona) e de 42 km (maratona) serão realizadas no domingo, dia 21.

De acordo com Douglas Cerqueira, diretor da MP3, responsável pela organização da corrida, a ideia de dividir a prova em dois dias veio pelo crescimento do número de inscritos e pela necessidade de dar mais conforto aos atletas. “A partir daí, criamos essa possibilidade para que corressem nos dois dias. Foram 500 vagas já esgotadas, 70% para a ‘Paletada da Zorra’ e 30% para o ‘Barril Dobrado’”, disse.

Cerqueira avalia que a maratona vem crescendo a cada ano e tem despontado como uma das principais provas brasileiras. “Este ano, nos tornamos a sétima prova brasileira com o selo World Athletics e, em breve, teremos mais novidades, para que Salvador se consolide como uma das principais provas para o Brasil e o Mundo. Será uma grande festa do atletismo brasileiro, com os principais atletas de elite e os amadores de todo o Brasil e de diversas cidades do Mundo”, afirma.

O presidente da Empresa Salvador Turismo, Isaac Edington, destaca que o evento tem se inovado ano a ano: “A Maratona de Salvador cresce a cada edição e, este ano, ganha um novo capítulo com os desafios ‘Paletada da Zorra’ e ‘Barril Dobrado’, que chegam para elevar ainda mais a experiência dos atletas. Pela primeira vez, teremos dois dias de prova, o que reforça nosso compromisso em consolidar Salvador como um dos principais destinos esportivos do país. A expectativa é enorme para esta edição, que vai reunir atletas de diversos lugares, celebrando o esporte, a saúde e a energia da nossa cidade”, comentou.

Paletada da Zorra – A fisioterapeuta Suzane Brandão, de 44 anos, corre há três anos. Moradora da Pituba, ela frequenta uma assessoria esportiva que vem auxiliando na preparação para o desafio deste ano. “Esse é o meu terceiro ano na Maratona Salvador. Primeiro fiz 21 km, no ano passado fiz 42 km e este ano resolvi fazer o desafio de 5 km e 21 km. Decidi fazer por ser uma oportunidade de manter os 21km com um ‘plus’. Este ano espero baixar meu tempo e bater meu recorde pessoal”, diz.

Barril Dobrado – Morador de Vilas de Abrantes, o engenheiro de produção Lucas dos Santos conta que já participou da Maratona Salvador em 2024. “Decidi fazer o desafio dos 10 km + 42 km este ano em homenagem ao meu pai, que também é corredor e fará 21 km. A corrida sempre foi algo sem compromisso para mim, mas a partir de 2023 comecei a levar mais a sério, com assessoria esportiva, acompanhamento nutricional e treinos de fortalecimento”, pontua.

“Quando apareceu o desafio na Maratona Salvador, não pensei duas vezes e aceitei de cara. As expectativas são as melhores possíveis, correr é uma prática que vai além de um exercício físico, é um passaporte para uma vida saudável, feliz e com memórias que marcam. E você conhecer sua cidade de uma forma diferente, se desafiar e viver momentos únicos, é maravilhoso”, completa Lucas dos Santos.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia