Salvador recebe Festival Zona Mundi com cinco dias de programação a partir desta quarta (10)

Salvador recebe Festival Zona Mundi com cinco dias de programação a partir desta quarta (10)

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Letícia Silva/ Secom PMS

Publicado em 08/09/2025 às 19:31 / Leia em 3 minutos

Salvador se prepara para receber, a partir desta quarta-feira (10) até domingo (14), a 10ª edição do Festival Zona Mundi, que chega para celebrar uma década de arte, música, tecnologia e formação. O evento, que tem a Fundação Gregório de Mattos (FGM) como patrocinadora, ocupará diferentes espaços culturais da cidade, conectando a cena local com expressões artísticas de diversas partes do mundo, reafirmando a cidade como ponto de encontro de tradições, experimentações e diálogos globais.

O festival ganha este ano a conotação de ocupação, transitando da cidade alta à cidade baixa. Serão cinco dias de intensa programação, com 21 artistas e 12 players envolvidos em performances e espaços de networking. A proposta é dinamizar a cidade, reforçando sua posição como centro de inovação cultural.

Entre os destaques estão o encontro do Circuito Petrobras de Festivais, painéis voltados para a economia criativa e para as Cidades da Música reconhecidas pela Unesco, além de shows. As atividades acontecem no Cinema do Museu, Complexo Cultural da Barroquinha, nos largos Teresa Batista, Pedro Archanjo e Quincas Berro d’Água (todos no Pelourinho) e no Trapiche Barnabé.

De acordo com o curador e diretor do festival, Vince Athayde, essa edição tem um significado especial. “Nada melhor do que comemorar 10 anos dinamizando a cidade que nos devolve tanto. As expectativas são as melhores possíveis. Tentaremos criar a melhor experiência para o público e para os agentes culturais. O Zona Mundi merece. São muitos anos construindo a marca do festival, e Salvador merece por ser uma das mecas da musicalidade”, destacou.

O festival tem como diferencial o intercâmbio artístico internacional que, desde 2018, tem fortalecido a relação da Bahia com o mundo. Além de artistas de Guiné-Bissau e Angola, a programação conta com atividades de troca tecnológica com representantes do Brasil, Portugal e Colômbia.

O presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, reforçou o papel da instituição em dar suporte a iniciativas que fortalecem a identidade cultural da cidade. “Apoiar o Zona Mundi é reafirmar o compromisso da FGM com a inovação, diversidade e circulação de ideias. Salvador é palco natural de encontros criativos, e este festival representa com muita força esse espírito de conexão.”

A programação completa do Festival Zona Mundi pode ser acessada no site da FGM, através do link: https://fgm.salvador.ba.gov.br/festival-zona-mundi-celebra-arte-e-inovacao-na-10a-edicao-em-salvador/.

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia