De barraca de praia a beach club: Grupo Lôro celebra 30 anos com evento especial na Praia do Flamengo

De barraca de praia a beach club: Grupo Lôro celebra 30 anos com evento especial na Praia do Flamengo

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 02/09/2025 às 00:05 / Leia em 3 minutos

Sob a liderança de Pedro Imbassahy, o legado da família evoluiu para um robusto conglomerado de hospitalidade e entretenimento que movimenta o turismo e posiciona o Lôro como referência do lifestyle soteropolitano

O Grupo Lôro nasceu há três décadas como uma barraca de praia na Pedra do Sal, em Itapuã. Hoje, celebra seus 30 anos como um case de sucesso empresarial e afetivo na Bahia. Mais que um restaurante à beira-mar, a marca se tornou um ícone da gastronomia, hospitalidade e cultura local. Atualmente, está sob a gestão de Pedro Imbassahy, filho dos fundadores Aloísio (Lôro) e Rosana (Ró). O grupo reúne cinco unidades em Salvador e Praia do Forte, emprega centenas de pessoas e movimenta uma ampla cadeia produtiva, prova de que o verão da Bahia pode durar o ano inteiro.

A trajetória do Grupo Lôro começou nos anos 1980, quando Ró e Lôro, ainda estudantes de Administração, se conheceram. Apaixonado pelo surf, Lôro sonhava em transformar o mar em negócio. Em 1995, esse desejo virou realidade com a inauguração de uma barraca de praia na Pedra do Sal, em Itapuã. Mais que um ponto comercial, o espaço logo se tornou reduto de convivência, acolhendo baianos e turistas em um ambiente único.

De barraca de praia a beach club: Grupo Lôro celebra 30 anos reinventando o verão da Bahia

Com espírito jovem e efervescente, a Barraca do Lôro rapidamente virou palco cultural. “Cássia Eller era presença frequente e chegou a fazer alguns shows intimistas, tipo luau. Essa energia ajudou a construir a identidade do Lôro como um lugar único em Salvador”, relembra Pedro Imbassahy, atual CEO, em entrevista ao Alô Alô Bahia.

Todo grande empreendimento enfrenta desafios que moldam sua história. Para o Lôro, a mudança para Praia do Flamengo abriu caminho para profissionalizar a operação, ampliar o atendimento e consolidar a gastronomia costeira como marca registrada. Foi ali que a antiga barraca se firmou como referência e como um novo modelo de beach club na Bahia.

Pedro Imbassahy e Aloísio (Lôro) Imbassahy

“Mais do que um restaurante, o Lôro é uma experiência que valoriza a cultura e a hospitalidade baiana, criando uma relação afetiva com a marca. Não se trata apenas de servir comida, mas de criar memórias, valorizar a cultura local e impulsionar a economia regional de forma sustentável e integrada”, reforça Pedro.

Com cerca de 300 funcionários diretos — número que chega a 400 na alta temporada —, o Grupo Lôro movimenta uma ampla cadeia produtiva. Pescadores, marisqueiros, produtores locais, fornecedores e vendedores ambulantes fazem parte desse ecossistema, gerando prosperidade e reforçando a identidade da gastronomia baiana.

Pedro Imbassahy e Aloísio (Lôro) Imbassahy

Show de 30 anos

Ao completar três décadas, o Grupo Lôro celebra muito mais do que um marco de calendário: comemora a capacidade de se reinventar sem perder sua essência. Para marcar a data, o Lôro Praia do Flamengo recebe amigos e pessoas que fizeram parte da história do grupo, em um encontro especial no sábado, 6 de setembro, a partir das 18h. Quem quiser participar também pode garantir seu ingresso e brindar junto à celebração ao som de um show especial de Jau e Tuca Fernandes.

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia