O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta quinta-feira (28), no Palácio do Planalto, as atletas brasileiras medalhistas do Mundial de Ginástica Rítmica Rio 2025.
Foi a primeira vez que o Brasil subiu ao pódio em uma edição do torneio, conquistando duas medalhas de prata na competição realizada no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro.
Estiveram presentes no encontro a treinadora da seleção de conjunto, Camila Ferezin; o presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Henrique Motta; e o diretor-geral da CBG e presidente do Comitê Organizador do Mundial, Ricardo Resende.
A equipe é formada por Maria Eduarda Arakaki (capitã), Nicole Pircio, Sofia Madeira, Maria Paula Caminha e Mariana Gonçalves.
“Estou feliz da vida porque eu posso dizer: nunca antes na história do Brasil a gente tinha ganhado uma medalha na ginástica rítmica. A medalha de vocês significa uma conquista de muita dedicação. Eu reconheço o sacrifício, mas a vitória mostrou que valeu a pena: o passo do governo para apoiar vocês, o trabalho das treinadoras e o esforço de cada uma”, declarou Lula.
A capitã da equipe, Maria Eduarda Arakaki (Duda), destacou o simbolismo do momento. “Ser recebidas pela maior autoridade do país significa muito para a ginástica rítmica, que agora ganha mais visibilidade. Esse esporte transforma vidas, e além da conquista histórica, estamos felizes com o reconhecimento”, afirmou.