Lavagem de Madeleine: Olodum, Jau e Armandinho comandam maior festa da cultura afro-brasileira na Europa

Lavagem de Madeleine: Olodum, Jau e Armandinho comandam maior festa da cultura afro-brasileira na Europa

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Ulysses Venturin

Publicado em 26/08/2025 às 18:36 / Leia em 2 minutos

A tradicional Lavagem de Madeleine chega à sua 24ª edição e promete transformar Paris em um grande palco da cultura baiana e afro-brasileira, de 9 a 14 de setembro. Inspirada na Lavagem do Bonfim, a festa reunirá mais de 700 artistas e espera atrair um público ainda maior do que em 2024, quando mais de 60 mil pessoas participaram do cortejo.

A celebração tem como destaque o Olodum, que comandará a festa ao lado de nomes como Jau, Armandinho Macedo e o multiartista Robertinho Chaves, criador e curador do evento. A Lavagem é considerada o maior evento da cultura afro-brasileira na Europa e integra a programação oficial do Ano do Brasil na França e da Prefeitura de Paris.

O ponto alto da festa acontece no dia 14, a partir das 10h, com concentração na Place de la République. De lá, o cortejo multicultural segue pelas ruas de Paris com baianas em trajes brancos, grupos de capoeira, maracatus, músicos e o Babalorixá Pai Pote, do terreiro Ilê Axé Ojú Onirê, até a Igreja de Madeleine, onde acontece a cerimônia simbólica de lavagem das escadarias.

Além do cortejo, a programação inclui debates, shows, oficinas de dança, gastronomia, cinema e lançamentos literários. Entre os destaques estão os workshops de samba-reggae e lambada, uma noite tropical no Belushi’s Bar com Juliann Tavares e Armandinho (dia 12), além de atividades acadêmicas na Universidade Nouvelle Sorbonne.

Criada em 2002 por Robertinho Chaves, a Lavagem de Madeleine é um evento que vai além da celebração: “É uma vitrine do Brasil plural, que combate a discriminação e promove a paz, a diversidade e a riqueza cultural do nosso povo”, afirma o idealizador.

O evento é reconhecido pela Unesco como parte da Rota dos Escravizados e já recebeu artistas como Caetano Veloso, Margareth Menezes e Daniela Mercury. A edição de 2025 conta com apoio de instituições como Embratur, Setur-BA, Secult Salvador, Petrobras e o Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Mais informações e a programação completa estão disponíveis no site oficial: www.lavagedelamadeleine.com.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia