Como parte da exposição “Mario Cravo Neto: Sob o Sol da Bahia”, a Caixa Cultural Salvador promove uma roda de conversa sobre a vida e a obra do renomado artista baiano. O evento acontece nesta quinta-feira (28), às 16h, na própria instituição, e será conduzido pelo fotógrafo Christian Cravo, filho de Cravo Neto e curador da mostra, e pelo artista visual, compositor e escritor Bené Fonteles. A entrada é gratuita.
Reconhecido por integrar arte e ecologia em seu trabalho, Bené é criador e coordenador do Movimento Artistas pela Natureza, desde a década de 1980. Já Christian Cravo, ao longo dos últimos 25 anos, teve obras expostas em importantes instituições, como Instituto Tomie Ohtake, Museu de Arte Moderna da Bahia, Ministério da Cultura, Museu Afro Brasil, Museu da Fotografia (Fortaleza), Museu Oscar Niemeyer (Curitiba), galeria Throckmorton Fine Art (Nova York) e Billedhusets Galeri (Copenhague).
“Mario Cravo Neto: Sob o Sol da Bahia” em Salvador
Oferecendo ao público uma verdadeira imersão na Bahia das décadas de 1960 e 1970, a exposição “Mario Cravo Neto: Sob o Sol da Bahia” segue em cartaz na Caixa Cultural Salvador até o próximo dia 2 de novembro. A mostra apresenta um recorte do período experimental de Cravo Neto, entre 1967 e 1975 — fase marcada por intensa produção artística e encerrada por um grave acidente que redefiniu sua trajetória.
Ao todo, são 40 fotografias em preto e branco e coloridas, que retratam pescadores, estivadores, plantações de tabaco e representações afrodescendentes em Salvador e no Recôncavo Baiano. As obras são exibidas em um projeto expográfico que integra vídeos, objetos e gravuras de forma contínua e sensorial.