A cineasta baiana Urânia Munzanzu conquistou o Prêmio Canal Brasil pelo curta-metragem “Na Volta Eu Te Encontro” durante o 53º Festival de Cinema de Gramado. O filme, que retrata a Festa da Cabocla em Salvador, foi ignorado pelo júri oficial do evento, mas recebeu o reconhecimento da emissora parceira do festival.
O Prêmio Canal Brasil, concedido paralelamente ao tradicional Kikito, valoriza produções que se destacam pela relevância artística e pela força de suas narrativas.
Urânia Munzanzu é cineasta, roteirista, poeta e produtora. Negra e de candomblé, nasceu no Pelourinho, em Salvador, e é mestre em antropologia pela UFBA. Fundadora da Frente Marginal de Arte Negra e sócia da Acarajé Filmes, ela constrói narrativas transatlânticas com foco em raça, gênero e política das mulheres negras.
Ambientado em uma cidade ao sul do Equador, influenciada por revoltas caribenhas, o filme acompanha uma população rebelada que toma as ruas celebrando a independência e a liberdade de seu povo preto e indígena. Nessa atmosfera de resistência, uma festa clandestina exalta a heroína Tumbalalá em um território governado por Hauçás, prostitutas, carroceiros e bruxas.