Cineasta baiana vence Prêmio Canal Brasil em Gramado com filme sobre Festa da Cabocla

Cineasta baiana vence Prêmio Canal Brasil em Gramado com filme sobre Festa da Cabocla

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Jeff Dias

Publicado em 26/08/2025 às 09:40 / Leia em 1 minutos

A cineasta baiana Urânia Munzanzu conquistou o Prêmio Canal Brasil pelo curta-metragem “Na Volta Eu Te Encontro” durante o 53º Festival de Cinema de Gramado. O filme, que retrata a Festa da Cabocla em Salvador, foi ignorado pelo júri oficial do evento, mas recebeu o reconhecimento da emissora parceira do festival.

O Prêmio Canal Brasil, concedido paralelamente ao tradicional Kikito, valoriza produções que se destacam pela relevância artística e pela força de suas narrativas.

Urânia Munzanzu é cineasta, roteirista, poeta e produtora. Negra e de candomblé, nasceu no Pelourinho, em Salvador, e é mestre em antropologia pela UFBA. Fundadora da Frente Marginal de Arte Negra e sócia da Acarajé Filmes, ela constrói narrativas transatlânticas com foco em raça, gênero e política das mulheres negras.

Ambientado em uma cidade ao sul do Equador, influenciada por revoltas caribenhas, o filme acompanha uma população rebelada que toma as ruas celebrando a independência e a liberdade de seu povo preto e indígena. Nessa atmosfera de resistência, uma festa clandestina exalta a heroína Tumbalalá em um território governado por Hauçás, prostitutas, carroceiros e bruxas.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia