Pelourinho lidera buscas de turistas internacionais por roteiros históricos e ‘free tours’

Pelourinho lidera buscas de turistas internacionais por roteiros históricos e ‘free tours’

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia com informações do PANROTAS

TripAdvisor

Publicado em 26/08/2025 às 08:23 / Leia em 3 minutos

A capital baiana está entre os destinos mais procurados pelos turistas internacionais que visitam o Brasil, segundo levantamento divulgado pela Civitatis, plataforma de origem espanhola, que comercializa passeios, excursões, visitas guiadas e atividades turísticas em todo o mundo. O estudo mostra que estrangeiros têm buscado cidades que unem história, cultura e natureza, com roteiros que vão além das tradicionais fotos em cartões-postais.

“Percebemos que esses turistas buscam mais do que fotos em pontos famosos; eles querem experiências que conectem cultura, gastronomia e natureza”, afirma o Country Manager da Civitatis no Brasil, Alexandre Oliveira.

O Pelourinho e o Centro Histórico de Salvador aparecem na lista dos dez “free tours” mais reservados do País, ao lado de roteiros em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Paraty e São Luís. A modalidade de passeios gratuitos com contribuição voluntária tem registrado crescimento significativo, especialmente nos roteiros culturais.

Além de Salvador, o ranking de destinos mais visitados por estrangeiros inclui Rio de Janeiro, São Paulo, Foz do Iguaçu, Recife, Natal e São Luís. Cidades litorâneas e históricas dominam as preferências, enquanto metrópoles como São Paulo se destacam pela oferta urbana diversificada.

Os casais lideram as reservas feitas por visitantes internacionais (34%), seguidos por famílias com filhos (28%) e viajantes solo (27%). A maior parte dos turistas vem da América do Sul, com Argentina, Uruguai e Chile entre os primeiros colocados, além da Espanha, segunda no ranking.

Segundo a Civitatis, além dos passeios urbanos, cresce o interesse por experiências culturais e ambientais, como o free tour da herança africana com samba em Pedra do Sal, no Rio de Janeiro. Esse movimento reforça a busca por vivências autênticas e contato direto com tradições e comunidades locais, cenário no qual Salvador tem papel de destaque.

Confira os 10 “free tours” mais reservados por estrangeiros no Brasil:

– Centro Histórico do Rio e Lapa
– Pelourinho e Centro Histórico de Salvador
– Centro Histórico de São Paulo
– Centro Histórico de Paraty
– Bairro de Santa Teresa (Rio de Janeiro)
– Free tour em 4×4 pelo Parque Nacional da Tijuca (Rio de Janeiro)
– Herança africana + Samba em Pedra do Sal (Rio de Janeiro)
– Copacabana e Ipanema (Rio de Janeiro)
– Free Tour por Florianópolis

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia