Com apoio do Einstein, Hospital Ortopédico da Bahia recebe mutirão de cirurgias de joelho

Com apoio do Einstein, Hospital Ortopédico da Bahia recebe mutirão de cirurgias de joelho

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 26/08/2025 às 06:09 / Leia em 3 minutos

O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (HOEB), unidade 100% SUS do Governo do Estado, será palco de um novo mutirão de cirurgias ortopédicas em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, de quarta (27) a sexta-feira (29). A iniciativa reunirá médicos do próprio HOEB e especialistas vindos de São Paulo e Goiânia para acelerar o acesso da população a procedimentos de alta complexidade.

Durante os três dias de ação, serão realizadas 47 cirurgias de joelho em pacientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O mutirão inclui procedimentos como substituição da articulação do joelho por prótese, reconstrução dos ligamentos cruzados e cirurgias de menisco, todas capazes de devolver mobilidade e qualidade de vida a pessoas com lesões ortopédicas.

“Sabemos o quanto a espera por uma cirurgia impacta a vida das pessoas. Com essa mobilização, conseguimos oferecer um cuidado mais rápido e devolver aos pacientes a chance de retomar suas atividades, além de viver com menos dor”, afirma Matheus Azi, ortopedista e gerente médico do HOEB.

Para Mário Lenza, gerente médico da Ortopedia do Einstein, a ação reforça a importância da integração entre equipes e da troca entre os sistemas público e privado para ampliar o acesso da população baiana à saúde de qualidade. “Esse trabalho conjunto permite a troca de experiências entre os profissionais de Salvador e São Paulo, qualificando ainda mais a prática médica e trazendo benefícios diretos aos pacientes do SUS”, destaca.

Em pouco mais de um ano de funcionamento, o HOEB já realizou quatro mutirões de cirurgias, incluindo procedimentos adultos, pediátricos e ambulatoriais, com destaque para correções de escoliose e tratamentos de alterações osteomusculares em crianças afetadas pelo Zika vírus. A unidade contribuiu para reduzir em até 85% o tempo de espera por cirurgias ortopédicas na Bahia e triplicou a oferta de vagas na Central Estadual de Regulação (CER).

Referência nacional em ortopedia

No primeiro semestre de 2025, o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia realizou mais de 75,7 mil atendimentos e 6,5 mil cirurgias, com média mensal de 1,3 mil procedimentos, sendo atualmente a unidade que mais realiza cirurgias ortopédicas no país. Referência nacional na especialidade, o hospital também foi responsável pelo primeiro transplante de osso e cartilagem da Bahia e alcançou a marca de 1.000 cirurgias de coluna em apenas um ano e meio de operação.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia