O líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), afirmou nesta segunda-feira (25) que a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode ser decretada “a qualquer momento”.
Em publicação no Instagram, o parlamentar citou pesquisa Genial/Quaest, segundo a qual 55% dos brasileiros consideram justa a prisão domiciliar de Bolsonaro, e defendeu reforço policial em frente à casa do ex-presidente, localizada no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.
“O ministro Alexandre de Moraes acaba de mandar para a PGR a defesa apresentada por Bolsonaro e agora vai ter a decisão. Vai haver prisão preventiva ou não? (…) Agora uma coisa precisa ser feita: o reforço no policiamento em frente à casa dele”, escreveu Lindbergh.
Pedido ao STF
No sábado (23), o deputado gravou um vídeo em frente à Embaixada dos Estados Unidos, em Brasília, alertando que Bolsonaro poderia buscar refúgio no local, distante cerca de dez minutos de sua residência.
Lindbergh protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido formal de prisão preventiva, alegando risco de fuga e descumprimento de medidas cautelares. O documento encaminhado à Polícia Federal (PF) solicita:
-
reforço do policiamento ostensivo e discreto;
-
intensificação da fiscalização no entorno do condomínio;
-
checagem do monitoramento eletrônico;
-
protocolos de emergência para evitar deslocamentos irregulares.
Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF. Para Lindbergh, a medida não é suficiente.
“Se ele não tiver uma prisão preventiva, eu tenho receio de uma fuga”, declarou o petista.