A estudante Isabella Mendes, de 12 anos, natural de Irecê, no Centro-Norte da Bahia, venceu neste domingo (24) a final do quadro “Pequenos Gênios”, do programa Domingão com Huck, na TV Globo. Ela integrou a equipe Globogênios, que superou o grupo Iluminados por 119 a 113.
Diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e ansiedade, Isabella vive a chamada “dupla excepcionalidade” – condição em que altas habilidades coexistem com desafios neurodivergentes.
Após a conquista, deixou uma mensagem voltada a pessoas neurodivergentes. “Eu queria falar que diagnóstico não é porta para qualquer coisa. O que realmente importa para você subir na vida é a sua coragem. E eu não digo coragem de não ter medo, digo a coragem de ter medo e ir mesmo assim, que foi o que aconteceu comigo”, declarou.
A jovem também agradeceu aos pais, à família e às escolas em que estuda em Irecê, incluindo a instituição onde treina futebol. Durante a competição, chamou atenção pela rapidez de raciocínio e segurança nas respostas.
Apaixonada por matemática, astronomia, arte e futebol, Isabella se descreve como inquieta e determinada. “Quero ser voz e inspiração”, afirmou.