Chaves do Palacete Saldanha são entregues para implantação da nova Caixa Cultural em Salvador

Chaves do Palacete Saldanha são entregues para implantação da nova Caixa Cultural em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Joá Souza

Publicado em 21/08/2025 às 19:05 / Leia em 2 minutos

O governador Jerônimo Rodrigues recebeu nesta quinta-feira (21), em seu gabinete no Centro Administrativo da Bahia, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5), desembargador Jeferson Muricy, para oficializar a entrega das chaves do Palacete Saldanha ao Estado. O imóvel será cedido à Caixa Econômica Federal para abrigar a nova sede da Caixa Cultural Salvador.

A aquisição do imóvel foi viabilizada por meio de um investimento estadual de quase R$ 5 milhões, valor que será revertido ao pagamento de ações trabalhistas no âmbito do TRT-5.

“Vamos ter um parque cultural muito forte. Em breve, representantes culturais e o público poderão utilizar esse centro. É uma alegria muito grande ver esse equipamento em funcionamento”, afirmou o governador.

Estado assina termo de entrega das chaves do Palacete Saldanha para construção da nova Caixa Cultural de Salvador

Palacete Saldanha

Localizado no Centro Histórico de Salvador e tombado pelo Iphan, o Palacete Saldanha, também conhecido como Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, foi construído no início do século XVIII. O imóvel, fechado desde 2007, passará por obras de restauração e requalificação que serão custeadas pela Caixa Econômica Federal.

“A Caixa vê com bons olhos o recebimento dessas chaves, para fazermos um dos maiores centros culturais, se não o maior, do Brasil”, afirmou o superintendente de Rede da CEF na Bahia, Sâmio Carvalho.

A nova Caixa Cultural deve se tornar um polo de arte e conhecimento no coração do Centro Histórico. O projeto contará com apoio do Ministério da Cultura, que também atuará na requalificação do entorno. Segundo o superintendente do Iphan, Hermano Queiroz, a revitalização vai “transformar a dinâmica daquele território”.

“Temos total interesse em entregar este equipamento à sociedade o mais rápido possível, com a qualidade que a Caixa Cultural oferece em sua programação artística e educativa”, completou Tiago Reis, diretor geral da Secretaria de Cultura do Estado (Secult).

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia