Projeto de jornalismo baiano é pré-selecionado para um dos principais festivais de inovação do mundo

Projeto  de jornalismo baiano é pré-selecionado para um dos principais festivais de inovação do mundo

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Reprodução

Publicado em 21/08/2025 às 16:42 / Leia em 2 minutos

Gabriela de Paula, vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia, teve um projeto pré-selecionado para o South by Southwest, um dos maiores eventos de inovação do mundo, que será realizado em Austin, no Texas. Caso a proposta da jornalista seja aprovada, ela participará da sessão “Rewriting the Headline: Brazil’s Union-Led News Future”, onde apresentará o programa Jornalista do Futuro, desenvolvido na Bahia, que capacita profissionais da imprensa para atuar com inteligência artificial.

Desde 2022, o programa já formou mais de 300 jornalistas em cidades como Salvador, Feira de Santana, Barreiras, Teixeira de Freitas, Ilhéus, Itabuna e Vitória da Conquista. Trata-se do primeiro programa estadual de requalificação focado exclusivamente em profissionais da comunicação, com uma cadeia estruturada de cursos em parceria com governos estaduais e apoio da Federação Nacional dos Jornalistas e da Bahiagás.

 “Queremos compartilhar um modelo replicável de educação em IA que nasceu na Bahia e já inspira outras regiões. É sobre devolver protagonismo aos jornalistas e reposicionar a profissão para a nova era”, afirma Gabriela, que também coordena a iniciativa.

A possível apresentação promete colocar a Bahia em destaque internacional como referência em soluções acessíveis e eficazes para a transformação digital no jornalismo, mostrando como um sindicato com mais de 70 anos de história está impulsionando a inovação no jornalismo com métodos de baixo custo, ao formar profissionais para usar IA generativa e ferramentas digitais em processos de apuração, edição e distribuição.

A proposta está em votação aberta até domingo (24), por meio da PanelPicker, ferramenta de curadoria do SXSW. Para participar, é necessário criar uma conta na plataforma, acessar a página da proposta e clicar em “Vote Up”. O voto popular tem peso de 30% na decisão final dos curadores.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia