A Prefeitura de Salvador instalou, nesta quinta-feira (21), vinte protetores de madeira para garantir a preservação de mudas de árvores na orla entre o Jardim de Alah e o Centro de Convenções, na Boca do Rio. A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis).
As estruturas, com 1,80 metro de altura, têm como objetivo proteger as árvores da espécie coccoloba, também conhecidas como uvas-do-mar, que são nativas de áreas costeiras e adaptadas ao ambiente de salinidade típico da região.
“Essa é mais uma ação para fortalecer a arborização da orla de Salvador. As coccolobas são espécies ideais para esse tipo de solo e os protetores vão garantir que se desenvolvam de forma segura, longe dos impactos do mar, dos ventos e do vandalismo”, destacou o secretário da Secis, Ivan Euler.
Cada protetor conta com identificação da espécie e informações educativas, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação. Essa é a primeira vez que as coccolobas recebem esse tipo de proteção na capital baiana.