PL contra ‘adultização’ é aprovado no Congresso e segue para o Senado

PL contra ‘adultização’ é aprovado no Congresso e segue para o Senado

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Reprodução/Unsplash

Publicado em 21/08/2025 às 09:35 / Leia em 2 minutos

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (20) o Projeto de Lei 2628/2022, que estabelece medidas para proteger crianças e adolescentes em plataformas digitais. Conhecido como PL contra a “adultização” infantil, o texto segue para nova análise do Senado.

De autoria do senador Alessandro Vieira (MDB-SE) e relatado pelo deputado Jadyel Alencar (Republicanos-PI), o projeto contou com o apoio de centenas de entidades da sociedade civil. Entre os pontos principais, estão a criação de uma autoridade nacional autônoma para fiscalizar a lei e a exigência de mecanismos mais rigorosos de verificação de idade nas redes sociais.

O PL determina que as plataformas devem adotar medidas para impedir o acesso de menores a conteúdos nocivos, como exploração sexual, violência, assédio, jogos de azar e publicidade abusiva. Também disciplina o uso de dados pessoais e estabelece regras para jogos eletrônicos.

As penalidades variam de advertências a multas de até R$ 50 milhões, além de suspensão ou até proibição definitiva de atividades no país.

Um dos pontos centrais é a remoção imediata de conteúdos criminosos, a partir de notificação da vítima, do Ministério Público ou de entidades de proteção à infância, sem necessidade de ordem judicial.

O tema ganhou força após o vídeo de Felca, que denunciou o influenciador Hytalo Santos por exploração de menores. A gravação ultrapassou 50 milhões de visualizações e pressionou pela aprovação da proposta.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia