A Bahia tem conquistado destaque nesta semana em competições internacionais de canoagem de velocidade e paracanoagem. Ao todo, sete canoístas baianos participam do Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, em Milão, e dos Jogos Pan-americanos Junior, em Assunção, conquistando medalhas e buscando lugares mais altos no pódio.
O primeiro dia em ambas as competições foi de destaque para três atletas oriundos de versões anteriores do projeto Remando em Águas Baianas, uma parceria entre a Federação Baiana de Canoagem e a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia. Gabriel Assunção Nascimento, do núcleo de Ubatã, venceu sua bateria no C1 500m do mundial, enquanto Lorrane Santos, também de Ubatã, e Mateus Nunes, de Itacaré, conquistaram, respectivamente, um bronze e uma prata, pelos Jogos Pan-Americanos.
Estreando em mundiais, Gabriel realizou sua prova em 1:52.56, garantindo o melhor tempo da eliminatória. “Saí forte no começo, fui administrando a prova e mantive o domínio. Peguei um pouco de onda no final, mas deu tudo certo. Fazer o melhor tempo me traz mais confiança para as semifinais. Estamos de olho no Brasileiro, vamos chegar embalados pelo Mundial e estou muito feliz. Em casa, tem muita gente torcendo por nós: amigos, parentes e o pessoal da Bahia. Agora é focar nas semifinais.”
Mundial
O campeonato, considerado o mais importante da temporada, acontece até domingo (24), reunindo os melhores atletas dos cinco continentes, incluindo campeões e medalhistas olímpicos de Paris 2024. A Bahia está representada por Gabriel, Jacky Goodmann e Valdenice Conceição.
Entre os convocados, Gabriel terá um duplo desafio no C1 500m e no C2 500m, ao lado de Jacky. O atleta chega motivado após bons resultados na Copa do Mundo disputada em maio, na Polônia, onde conquistou o 4º lugar no C1 500m e o bronze no C2. Ele retorna à categoria individual pela semifinal nesta quinta-feira (21), às 8h30.
Para Jacky, a competição será também uma estreia marcante em território italiano: “Treinamos forte e estamos confiantes. É uma grande chance e vamos buscar colocar todo o trabalho em prática para representar bem o Brasil”, destaca. A dupla estreia nesta quinta (21), às 5h33.
No feminino, Valdenice Conceição chega embalada pela semifinal inédita nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Agora, no C1 200m, quer ir além. “Ganhei muita experiência nos Jogos e isso me fortaleceu. Venho focada para buscar a final e brigar pelas primeiras colocações”, afirma. Ela estreia também nesta quinta-feira (21), às 4h05, pelas eliminatórias.
Mais do que preparados, o trio assume a responsabilidade de representar o país em meio à ausência de Isaquias Queiroz. O campeão olímpico, que estava na lista de convocados, foi poupado após enfrentar um quadro gripal que comprometeu sua preparação nos últimos meses. A decisão foi tomada em conjunto com a comissão técnica para priorizar sua recuperação plena e a preparação para a temporada de 2026.
Paracanoagem
Para as disputas paralímpicas da competição internacional, a equipe brasileira mistura jovens estreantes e nomes consagrados. Entre eles, o estreante baiano Gabriel Paixão Porto vive a expectativa de seu primeiro mundial adulto. Ele disputa sua categoria KL3M 200m a partir desta quinta-feira, (21), às 11h05, pelas eliminatórias.
“É sempre um frio na barriga competir em um torneio desse porte, mas treinamos muito bem, inclusive na própria raia de Milão. Agora é entrar nas provas e buscar, etapa por etapa, a classificação até a final A”, diz o atleta.
Jogos Pan-Americanos Junior
O primeiro dia de competição da Canoagem nos Jogos Pan-Americanos Júnior foi de pódio para o Brasil, com Mateus cruzando a linha de chegada em 4:23.98, conquistando a segunda colocação da categoria C1M 1000m. “Hoje foi um dia bem intenso para nós. Estou feliz em garantir a segunda colocação, fiquei 6.8 segundos atrás do argentino primeiro colocado, mas ainda tenho outras competições no C1 500m e C2 500m. Se hoje dei o meu melhor, amanhã vou remar ainda mais para buscar o ouro”, conta o atleta de Itacaré.
Na disputa feminina, Lorrane começou o dia com uma eliminatória sólida, marcando o segundo melhor tempo (52.89s) e avançando direto para a final do C1 200m. Já na decisão, em uma prova equilibrada e definida por milésimos de segundo, a atleta de Ubatã conquistou o bronze com o tempo de 50.67s.
As competições na Baía de Assunção seguem nesta quinta-feira (21), com Lorrane disputando o C1W500m a partir das 9h20, com possibilidade de semifinal às 10h50 e final às 12h10. Às 12h, Mateus também compete a final do C1M500m. A delegação brasileira também conta com Maria do Livramento de Sousa Cunha e José de Freitas, do Piauí; e o baiano de Itacaré Lucas Espírito Santo. A equipe volta a competir no sábado (23), com Maria e Lorrane na prova C2W500m; Lucas e Mateus no C2M500m; e também Lucas e Lorrane Santos Souza no C2 Misto 500m, encerrando a participação nos jogos.