Modelo de Salvador inspira criação de faixa exclusiva para motos em Feira de Santana

Modelo de Salvador inspira criação de faixa exclusiva para motos em Feira de Santana

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Reprodução/TV Bahia

Publicado em 21/08/2025 às 08:30 / Leia em 2 minutos

O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (União Brasil), sancionou a lei que autoriza a implantação da “Faixa Azul”, espaço exclusivo para circulação de motociclistas em vias de grande movimento da cidade. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira (20) e terá regulamentação definida em até 30 dias.

Segundo o texto sancionado, a iniciativa tem como objetivo reduzir os índices de acidentes envolvendo motos e melhorar a fluidez do tráfego. A Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) ficará responsável pelos estudos técnicos, pela implantação da sinalização necessária e pela manutenção das faixas.

Durante a tramitação do projeto, foram apresentados dados que mostram que acidentes com motociclistas correspondem a grande parte das ocorrências de trânsito em Feira de Santana. A expectativa é que a “Faixa Azul” organize o tráfego, aumente a segurança para os condutores de motos e reduza a sobrecarga nos hospitais da cidade, que há anos registram alto número de vítimas desse tipo de colisão.

De acordo com o vereador Lulinha da Gente (União), autor da proposta, a faixa pode ser implantada em avenidas como Noide Cerqueira, Presidente Dutra, Getúlio Vargas e Fraga Maia, mas a definição final dependerá de análises técnicas da SMT. Sobre as penalidades para motoristas que desrespeitarem o espaço exclusivo, o parlamentar informou que a regulamentação ocorrerá após os 30 dias previstos em lei.

Experiência já adotada em Salvador

A iniciativa segue exemplos de outras cidades brasileiras. Em Salvador, a primeira motofaixa entrou em operação no dia 10 de março deste ano, nos dois sentidos da Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô). A capital baiana foi a terceira cidade do país a receber autorização da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para implantar o espaço viário, que recebeu pintura azul e branca e novo limite de velocidade de 60 km/h.

Nos primeiros 30 dias, a fiscalização ocorreu em caráter educativo para permitir a adaptação dos condutores. Mesmo com a faixa exclusiva, os motociclistas continuam obrigados a cumprir todas as regras de trânsito e respeitar o limite de velocidade da via.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia