Freijoada Franciscana une fé, solidariedade e diversão no Centro Histórico de Salvador

Freijoada Franciscana une fé, solidariedade e diversão no Centro Histórico de Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 20/08/2025 às 13:49 / Leia em 2 minutos

A quinta edição da Freijoada Franciscana ocorrerá em 31 de agosto no Terreiro de Jesus, no Centro Histórico de Salvador. O evento, organizado pelos frades do Convento de São Francisco, tem início previsto para as 9h e funcionará como ação beneficente para arrecadar fundos destinados à Casa Franciscana Maria Lúcia, espaço de acolhimento para pessoas em situação de rua.

A quentinha de feijoada tradicional será comercializada a R$ 25, enquanto a versão vegana custará R$ 30. As fichas, com quantidade limitada, estão disponíveis no site oficial do evento (https://www.freijoada.com/ingresso) ou no local durante a realização. Há ainda a opção de doação direta por meio da plataforma online.

O frei Lorrane Clementino, um dos organizadores, detalhou o destino dos recursos: “Ainda neste ano, vamos inaugurar uma casa franciscana, que vai ser um espaço de acolhimento para a população em situação de rua. Neste local, vamos oferecer o banho, alimentação e atendimentos médicos, psicológicos e de assistência social”. Ele acrescentou: “A nossa ideia não é simplesmente dar o pão, mas ensinar as pessoas a pescar, a buscar o pão nosso de cada dia. Esse espaço vem dar vida nova às pessoas. É o que nós, franciscanos, pregamos”.

O espaço funcionará no subsolo do Convento de São Francisco, área que anteriormente servia como refeitório. O projeto conta com apoio da Fundação Gregório de Mattos através do edital Jayme Sodré, mas os recursos não cobrem todas as despesas necessárias.

Além da distribuição de refeições, o evento contará com feira solidária oferecendo lanches, bebidas e produtos artesanais, além de apresentações culturais. A entrada é gratuita, sendo cobradas apenas as quentinhas e itens da feira.

O evento, que surgiu em 2019 a partir dos festejos tradicionais de Santo Antônio, ganhou projeção nacional em 2023 após vídeo dos frades dançando paródia da música “Macarena” viralizar nas redes sociais. Em 2024, nova paródia musical, desta vez com o ritmo de “Lambada”, ampliou o alcance da iniciativa.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia