Greve de comissários paralisa Air Canada e cancela todos os voos da companhia

Greve de comissários paralisa Air Canada e cancela todos os voos da companhia

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Tiago Mascarenhas

Divulgação

Publicado em 18/08/2025 às 08:36 / Leia em 2 minutos

A Air Canada suspendeu, no último sábado (16), todas as operações de voos próprios, incluindo os da Air Canada Rouge, após a deflagração da greve de cerca de 10 mil comissários de bordo representados pelo Sindicato Canadense dos Empregados Públicos (CUPE).

A paralisação começou oficialmente à 0h58 do dia 16 de agosto e atingiu aproximadamente 130 mil passageiros por dia.

Os voos da Air Canada Express, operados por companhias terceirizadas como Jazz e PAL, seguem funcionando normalmente. A companhia alertou os clientes para não irem aos aeroportos sem confirmação de passagens em outras aéreas.

O CUPE havia comunicado o início da greve em 13 de agosto, após impasse nas negociações salariais e sobre condições de trabalho.

Em resposta, a Air Canada afirmou ter apresentado uma proposta que prevê aumento de 38% na remuneração total em quatro anos, elevação do valor por hora para até US$ 94 já no primeiro ano e melhorias em planos de saúde, previdência e férias. Segundo a empresa, os comissários se tornariam os mais bem pagos do setor no Canadá.

Antes da paralisação, a companhia reduziu gradualmente sua malha aérea de 700 voos diários. Estava previsto que parte das operações fosse retomada no domingo (17), mas o plano foi suspenso após orientação do sindicato para que os comissários não retornassem ao trabalho, mesmo diante de ordem do Canada Industrial Relations Board (CIRB).
A expectativa agora é de retomada apenas a partir da noite desta segunda-feira (18), de forma progressiva.

Enquanto durar o impasse, passageiros afetados têm direito a remarcação, crédito para uso futuro ou reembolso integral das passagens, inclusive para tarifas não reembolsáveis. A empresa também informou que tentará realocar clientes em voos de outras companhias, embora a disponibilidade seja limitada devido à alta temporada.

Clientes com viagens programadas entre 15 e 19 de agosto podem remarcar, sem custos, para datas entre 21 de agosto e 12 de setembro.

Em comunicado, a Air Canada disse lamentar os transtornos e reforçou que comunicará os clientes sobre qualquer alteração de itinerário com antecedência.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia