O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou ter interesse em conversar com seu colega dos Estados Unidos, Donald Trump, para mostrar “o Brasil verdadeiro”. Em vídeo publicado nas redes sociais no sábado (16), o petista disse desejar que, um dia, o líder norte-americano possa visitar o Palácio da Alvorada, residência oficial do chefe do Executivo em Brasília.
Na gravação, Lula aparece semeando um pé da Uva Vitória, desenvolvida pela Embrapa, enquanto envia recados a Trump. O presidente destacou que planta comida, “não violência ou ódio”, em referência à guerra comercial aberta pelos EUA, que aplicaram um tarifaço em retaliação ao julgamento contra Jair Bolsonaro (PL).
“Por isso, Trump, eu queria aproveitar este sábado, em que estou plantando o pé de uva Vitória aqui no Palácio da Alvorada, um lugar que eu espero que um dia você possa visitar, para que a gente possa conversar e para que você conheça o Brasil verdadeiro”, afirmou Lula.
A sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros começou a vigorar em 6 de agosto. Trump justificou a medida como forma de combater políticas e ações “incomuns” e “extraordinárias” do governo brasileiro, que, segundo ele, prejudicam empresas norte-americanas e os direitos de liberdade de expressão dos cidadãos dos EUA.
“Estou plantando comida, e não violência ou ódio. Espero que um dia a gente possa conversar, presidente Trump, para o senhor aprender a qualidade do povo brasileiro”, concluiu Lula no vídeo. O presidente também ressaltou que o Brasil verdadeiro é aquele com “o povo que gosta de samba, Carnaval, futebol, dos Estados Unidos, da China, da Rússia, do Uruguai, da Venezuela”.
Recentemente, Lula anunciou ter convidado Trump, por meio de carta, para participar da COP30, que será realizada em novembro, em Belém, no Pará.
Ver essa foto no Instagram