Baianas brilham na Copa do Mundo de halterofilismo paralímpico e Brasil chega a seis ouros

Baianas brilham na Copa do Mundo de halterofilismo paralímpico e Brasil chega a seis ouros

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia com informações da Agência Brasil

Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 17/08/2025 às 09:02 / Leia em 2 minutos

O Brasil encerrou o segundo dia da etapa da Copa do Mundo de halterofilismo paralímpico, em Santiago (Chile), com mais nove medalhas, três delas de ouro, totalizando 15 pódios na competição. Entre os destaques, as atletas baianas Edilândia Araújo e Valéria Alves dos Santos confirmaram o protagonismo feminino no torneio. Ambas treinam em Uberlândia (MG).

Na categoria acima de 86 kg, Edilândia Araújo levantou 136 kg e garantiu a medalha de ouro, enquanto a potiguar Alane Dantas conquistou o bronze (117 kg). Na disputa até 86 kg, a brasiliense Gabrielle Diniz ficou com a prata (115 kg) e Valéria Alves dos Santos, da Bahia, levou o bronze com 100 kg erguidos. O ouro foi da chilena Marion Guajardo (125 kg).

As mulheres brasileiras também brilharam em outras categorias: na disputa até 61 kg, a paraense Naira Gomes foi prata e Laira Silva bronze, atrás da chilena Camila Campos, campeã.

Homens também no topo do pódio

Entre os homens, José Arimateia (PE) venceu na categoria até 97 kg ao erguer 211 kg, e Jean Pereira (MG) levou o ouro na até 107 kg com 213 kg logo na primeira tentativa. O carioca Gustavo Amaral conquistou a prata na disputa masculina ao levantar 241 kg.

A delegação brasileira, formada por nove mulheres e sete homens, já havia começado a competição com três ouros na sexta-feira (16), incluindo um recorde das Américas com Marco Túlio (até 49 kg), que levantou 169 kg. Ainda no primeiro dia, Brenda Pepe (45 kg) e Cristiane Alves Reis (55 kg) também subiram ao topo do pódio, enquanto Cleusa Angélica (41 kg) ficou com a prata e os halterofilistas Bruno Carra (65 kg) e Júnior França (59 kg) conquistaram bronzes.

A Copa do Mundo de Santiago termina neste domingo (17) e serve como preparação para o Mundial do Cairo, no Egito, de 11 a 18 de outubro.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia