A primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, esteve em Salvador na tarde desta quinta-feira (14) e visitou as instalações da cozinha comunitária do Centro Cultural e Educacional de Desenvolvimento da Cidadania MUS-E Brasil, no bairro da Boca do Rio.
Acompanhada da primeira-dama da Bahia, Tatiana Velloso, ela conheceu o trabalho realizado em parceria com o Programa Bahia Sem Fome, que garante a distribuição de 800 refeições diárias na unidade e em outras três cozinhas da instituição na capital baiana, por meio do projeto Comida no Prato.

Foto: Wuiga Rubini/GOVBA
O investimento anual é de cerca de R$ 1 milhão.
Durante a visita, Janja recebeu a medalha de honra do Bahia Sem Fome e destacou a importância do engajamento nacional contra a insegurança alimentar.
“É na luta que a gente se fortalece. Essa medalha precisa estar no peito das nossas cozinheiras solidárias de todos os estados, que ajudam a reduzir a fome no país”, afirmou.
Segundo o coordenador do Bahia Sem Fome, Tiago Pereira, o MUS-E Brasil foi selecionado por edital público para atuar em regiões de Salvador com alto índice de vulnerabilidade social. Atualmente, a capital possui 31 cozinhas comunitárias administradas por 14 organizações sociais, responsáveis por mais de 6,5 mil refeições diárias. O público atendido inclui pessoas em situação de rua, mulheres negras, mães solo, crianças e adolescentes.
Também participaram da agenda as ministras Margareth Menezes (Cultura) e Anielle Franco (Igualdade Racial), além das secretárias estaduais Neusa Cadore, Fabya Reis, Ângela Guimarães e Roberta Santana.

Foto: Wuiga Rubini/GOVBA