A Colônia de Pescadores do Rio Vermelho, em Salvador, foi palco nesta quarta-feira (13) de uma Festa de Iemanjá fora de época, promovida pelo Governo do Estado para cerca de 580 profissionais do turismo de todo o Brasil. A ação fez parte da experiência imersiva “Bahia Experience”, integrada à Convenção da Operadora Diversa, que acontece em Guarajuba, município de Camaçari, em parceria com a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), desde segunda-feira (11).
Reconhecida como patrimônio imaterial de Salvador e da Bahia, a manifestação dedicada à Rainha do Mar atrai multidões todo 2 de fevereiro. Desta vez, a festa simbólica serviu como vitrine cultural para agentes de viagens, operadores e fornecedores conhecerem de perto tradições baianas e reforçarem a promoção do estado como destino turístico.

Governo do Estado promoveu destino Bahia com imersão cultural para 580 profissionais do turismo | Foto: Amanda Ercília/Setur-BA
Segundo a gerente de mercado nacional da Setur-BA, Tatiana Harfush, a ação reforça a estratégia do Governo de atrair mais visitantes para a Bahia. “É uma força tarefa enorme. A Setur viaja esse país e o mundo inteiro para divulgar essa diversidade e essa pluralidade que é o nosso estado. Já havíamos realizado nesses dias, uma imersão na noite do Réveillon e São João, com sua cultura e gastronomia intensa, e agora finalizando o evento, com esse sol lindo na festa de Iemanjá, que traz toda essa cultura da Bahia”, explicou.
Durante a imersão, os profissionais foram recepcionados por baianas típicas, participaram de apresentações afro-brasileiras, acompanharam a entrega simbólica de presentes a Iemanjá e degustaram pratos tradicionais, como acarajé, abará, caldos de sururu e peixe, além de bobó de camarão e água de coco.
Depois da passagem pelo Rio Vermelho, os profissionais seguiram para a Praça da Cruz Caída, no Centro Histórico, percorreram o Pelourinho ao som do Olodum e encerraram o roteiro no Trapiche Barnabé.