Senado homenageia Santa Dulce dos Pobres e OSID com comenda nacional

Senado homenageia Santa Dulce dos Pobres e OSID com comenda nacional

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Saulo Cruz/Agência Senado

Publicado em 13/08/2025 às 10:24 / Leia em 2 minutos

O legado de Irmã Dulce, a primeira santa brasileira, foi celebrado nesta terça-feira (12) no Senado Federal, durante a entrega da Comenda Santa Dulce dos Pobres.

Foto: Saulo Cruz/Agência Senado

A honraria, criada em 2020, reconhece pessoas e instituições que se destacam na assistência social e na área da saúde.

Foto: Agência Senado

A religiosa, conhecida mundialmente como “O Anjo Bom da Bahia” recebeu a homenagem in memoriam, em reconhecimento à sua dedicação aos mais pobres e doentes.

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), que continuam sua missão em Salvador, também foram lembradas pela relevância no atendimento gratuito a milhares de pessoas todos os anos.

Foto: Saulo Cruz/Agência Senado

Foto: Saulo Cruz/Agência Senado

Além da santa baiana e de sua obra, outros seis homenageados receberam a comenda: Henrique Duarte Prata (Hospital de Amor), Frei Hans Stapel (Fazenda da Esperança), Comunidade Filhos da Misericórdia – Fundação São Padre Pio de Pietrelcina (PB), Fundação Altino Ventura (PE), Associação Peter Pan (CE) e Obra Social Dona Meca (RJ).

As indicações partem de senadores e passam pela avaliação do Conselho da Comenda, formado por representantes de todos os partidos com assento no Senado.

Canonizada pelo Papa Francisco em 2019, Irmã Dulce deixou como legado um dos maiores complexos filantrópicos de saúde do Brasil, mantendo viva a inspiração para que novas iniciativas sociais floresçam no país.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia