Um vídeo publicado pelo youtuber Felipe Bressanim, conhecido como Felca, que já acumula mais de 27 milhões de visualizações no YouTube, motivou a Câmara dos Deputados a pautar projetos que combatam perfis em redes sociais que promovem a “adultização” de crianças e adolescentes.
A informação foi confirmada nesta segunda-feira (11) pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), que elogiou o trabalho do influenciador e anunciou a inclusão do tema na agenda legislativa.
“O vídeo do Felca sobre a ‘adultização’ das crianças chocou e mobilizou milhões de brasileiros. Esse é um tema urgente, que toca no coração da nossa sociedade. Na Câmara, há uma série de projetos importantes sobre o assunto. Nesta semana, vamos pautar e enfrentar essa discussão. Obrigado, Felca. Conte com a Câmara para avançar na defesa das crianças”, afirmou Motta em uma rede social.
Felca tem usado suas plataformas para expor perfis com milhões de seguidores que utilizam crianças e adolescentes em contextos considerados inadequados para a idade, com o objetivo de gerar engajamento e aumentar a monetização dos conteúdos.
“Devemos cobrar em massa uma mudança nas redes sociais para que conteúdos como esses não sejam espalhados, permitidos nem monetizados. Tira o dinheiro dessa galera que tudo que eles fazem perde o sentido”, defendeu Felca nesse fim de semana.
De acordo com o Instituto Alana, organização que atua na proteção dos direitos de crianças e adolescentes, a “adultização” infantil, que consiste em expor precocemente crianças a comportamentos e responsabilidades típicos de adultos, pode levar à erotização precoce e trazer prejuízos ao desenvolvimento emocional e psicológico.