Câmara decide pautar projeto contra ‘adultização’ de crianças após vídeo viral de youtuber

Câmara decide pautar projeto contra ‘adultização’ de crianças após vídeo viral de youtuber

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Surenã Dias

Redes sociais

Publicado em 12/08/2025 às 10:55 / Leia em 2 minutos

Um vídeo publicado pelo youtuber Felipe Bressanim, conhecido como Felca, que já acumula mais de 27 milhões de visualizações no YouTube, motivou a Câmara dos Deputados a pautar projetos que combatam perfis em redes sociais que promovem a “adultização” de crianças e adolescentes.

A informação foi confirmada nesta segunda-feira (11) pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), que elogiou o trabalho do influenciador e anunciou a inclusão do tema na agenda legislativa.

“O vídeo do Felca sobre a ‘adultização’ das crianças chocou e mobilizou milhões de brasileiros. Esse é um tema urgente, que toca no coração da nossa sociedade. Na Câmara, há uma série de projetos importantes sobre o assunto. Nesta semana, vamos pautar e enfrentar essa discussão. Obrigado, Felca. Conte com a Câmara para avançar na defesa das crianças”, afirmou Motta em uma rede social.

Felca tem usado suas plataformas para expor perfis com milhões de seguidores que utilizam crianças e adolescentes em contextos considerados inadequados para a idade, com o objetivo de gerar engajamento e aumentar a monetização dos conteúdos.

“Devemos cobrar em massa uma mudança nas redes sociais para que conteúdos como esses não sejam espalhados, permitidos nem monetizados. Tira o dinheiro dessa galera que tudo que eles fazem perde o sentido”, defendeu Felca nesse fim de semana.

De acordo com o Instituto Alana, organização que atua na proteção dos direitos de crianças e adolescentes, a “adultização” infantil, que consiste em expor precocemente crianças a comportamentos e responsabilidades típicos de adultos, pode levar à erotização precoce e trazer prejuízos ao desenvolvimento emocional e psicológico.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia