O 21º Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult), considerado o maior evento acadêmico de cultura do Brasil, inicia suas atividades nesta quarta-feira (13), às 9h, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
A edição de 2025 terá como eixos principais novas tecnologias, sustentabilidade, juventudes e diversidade.
Com programação híbrida, o evento reúne gestores, artistas e pesquisadores em mesas de debate, apresentações de trabalhos, lançamentos de livros e atividades culturais.
O público poderá acompanhar presencialmente ou pelo canal oficial do Enecult no YouTube, mas a emissão de certificados ficou restrita ao período de inscrições.
A cerimônia de abertura contará com a presença do reitor da UFBA, Paulo Miguez, e da vice-coordenadora do evento, Gleise Oliveira. Em seguida, será realizada a mesa “Cultura e Ação Climática para Futuros Sustentáveis”, que discutirá o papel central da cultura na construção de soluções frente às emergências climáticas e desigualdades estruturais.
Participam do debate Lia Calabre (Fundação Casa de Rui Barbosa), Gustavo Vidigal (C de Cultura), Thaynah Gutierrez (Rede por Adaptação Antirracista) e a vereadora de Salvador Eliete Paraguassu.
Após a abertura, a programação segue até o final da semana em espaços da UFBA e no Teatro SESI Rio Vermelho, promovendo reflexões sobre questões centrais para o campo cultural contemporâneo.
A programação completa está disponível no site oficial: cult.ufba.br/enecult/programacao-2025.