A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) expandiu, na última sexta-feira (8), o uso das Câmeras Corporais Operacionais (CCOs) no patrulhamento ordinário. Agora, policiais de mais 10 unidades da capital e da Região Metropolitana de Salvador (RMS) passam a utilizar o equipamento durante as operações.
O reforço tecnológico foi implementado nas 16ª (Comércio), 18ª (Periperi), 19ª (Paripe), 26ª (Brotas), 41ª (Federação), 50ª (Sete de Abril), 58ª (Cosme de Farias) e 81ª (Itinga) Companhias Independentes da PM, além dos 12º (Camaçari) e 22º (Cajazeiras) Batalhões.
O uso das câmeras corporais pela PM baiana começou em junho de 2024, inicialmente em 13 unidades, incluindo o Batalhão do Centro Histórico de Salvador, a 1ª Companhia Independente (Rodoviária) e companhias em bairros como Tancredo Neves, São Cristóvão, Boca do Rio, Liberdade, Pirajá, Itapuã, Pernambués, Pituba e Barra, além de Lauro de Freitas e Candeias.
A tecnologia também é utilizada por equipes das Polícias Civil e Técnica durante o cumprimento de mandados e perícias em locais de crime. Já o Corpo de Bombeiros está em processo de capacitação para uso do equipamento. Como a corporação não utiliza colete balístico, estuda-se a criação de um acessório adaptado à farda para acoplar as câmeras.