Mostrando que a conexão entre Brasil e Coreia do Sul vai muito além dos populares dramas televisivos, o cantor cristão Junhoo Choo, conhecido como Junho Chu, conquistou a comunidade católica brasileira ao interpretar hinos religiosos em português. Devoto de Santa Dulce dos Pobres, o artista estará em Salvador neste sábado (9) para participar do trezenário em homenagem à primeira santa do Brasil, onde fará uma apresentação especial.
Em entrevista ao g1, Junho contou que Salvador foi a primeira cidade brasileira que conheceu e que sua ligação com Santa Dulce surgiu logo na chegada.
“No aeroporto de Salvador eu vi uma estátua de Santa Dulce e a primeira coisa que eu fiz no Brasil foi me ajoelhar e rezar para ela”, relatou. “Foi um momento maravilhoso com meus amigos e eu acredito que Santa Dulce, a primeira santa do Brasil, está literalmente intercedendo por mim”, afirmou.
A relação entre o cantor e os brasileiros nasceu de forma quase “divina”. Ateu durante boa parte da vida, Junho se aproximou do catolicismo enquanto servia na Força Aérea coreana, inspirado pelo exemplo de pessoas de fé que conheceu no período. Já batizado, iniciou sua missão como catequista ajudando no coral da igreja e, a partir dessa experiência, formou sua própria banda. A carreira artística ganhou impulso com a participação em um programa musical na Coreia e com vídeos no YouTube interpretando hinos católicos em coreano.
Há cerca de dois anos, o cantor se surpreendeu com a grande quantidade de brasileiros entre os comentários de seus vídeos.
“Eu tenho sido um cantor católico na Coreia há oito anos. Há dois anos muitos estrangeiros começaram a comentar nos vídeos e tinham muitos brasileiros. Então minha ideia era aprender português para cantar e dar [aos brasileiros] meu amor”, revelou.
Desde então, Junho passou a receber convites para apresentações em eventos católicos no Brasil. Já visitou 13 cidades e tem agenda confirmada até o próximo ano.
Para o artista, que sente que Santa Dulce intercede em sua missão, essa será uma oportunidade de revisitar o santuário dedicado à religiosa.
“Quando me apresentaram Santa Dulce dos Pobres, em um segundo eu já me apaixonei pela história de vida dela. A festa é para lembrar da linda vida dela, na primeira capital do Brasil, na primeira cidade em que estive ao chegar [aqui] e [em homenagem] a primeira santa do Brasil. […] Eu nunca vou esquecer disso”, celebrou.
Junho Chu ficará em Salvador por três dias e pretende revisitar a Catedral Basílica de Salvador e a Igreja Nossa Senhora da Graça, no bairro da Graça.
O show do cantor acontecerá às 21h de sábado (9), na Praça Irmã Dulce, junto com apresentações da Orquestra ComPassos e Jonny Mendes.
Confira a programação da Festa de Santa Dulce dos Pobres aqui.