A memória de Preta Gil será eternizada de maneira única e emocionante. Conforme apurado pelo Alô Alô Bahia, parte das cinzas da cantora, que faleceu no dia 20 de julho aos 50 anos após lutar contra um câncer colorretal, será transformada em diamante e outra parte será espalhada em locais de grande significado afetivo para a artista.
A família de Preta Gil recolheu as cinzas na última terça-feira (5), após a cremação realizada no mesmo dia do velório. Uma porção será transformada em diamante, como forma de eternizar a memória da cantora. Outra parte será espalhada pela família na Baía de Todos os Santos, um local de grande significado afetivo para a artista.
O processo de transformação das cinzas em diamante envolve a extração do carbono presente nas cinzas, que é purificado e submetido a altas temperaturas e pressões em um laboratório especializado. Esse processo pode levar de três a seis meses, dependendo das características das cinzas e do tipo de diamante desejado.
O velório de Preta Gil foi realizado na sexta-feira- 25 de julho, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com cerimônia aberta ao público. Após o velório, houve um cortejo pelas ruas do centro, passando pelo Circuito Preta Gil, em homenagem à artista, antes do sepultamento no Cemitério da Penitência, onde ocorreu uma cerimônia restrita à família e amigos.