A Flipelô 2025 levou literatura, música e ludicidade às crianças da rede municipal de ensino nesta quinta-feira (7), com a atividade História Musicada, realizada na Casa Kaê Erê, espaço infantil do evento localizado na Casa Amarela, no Centro Histórico de Salvador.
Com sessões às 10h e às 12h, a apresentação “Dias Sonhados por Gomes – O Desenhista da Palavra” homenageou o escritor Dias Gomes, autor baiano que é o grande homenageado da edição deste ano da festa. A performance foi conduzida pela contadora de histórias e artista Débora Albuquerque, que encantou o público ao unir narração, pandeiro e violino na condução do enredo.
“Falar com as crianças sobre a força das palavras é mágico. E Dias Gomes fez isso com maestria”, destacou Débora.
A ação faz parte do projeto Caminhos da Leitura, da Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), que busca estimular o acesso à leitura e às expressões artísticas entre diferentes faixas etárias.
Segundo Jane Palma, gerente de bibliotecas da FGM, “a proposta é apresentar a história de forma lúdica e ampliar o contato das crianças com diferentes linguagens artísticas”.
Além de alunos, pais e gestores escolares também acompanharam a ação. Para Ana Cristina Rosário, gestora da Escola Municipal Santa Terezinha, “a atividade amplia horizontes e oferece novas perspectivas para as crianças que vivem em contextos desafiadores”.
A Flipelô 2025 segue até domingo (10), com programação gratuita que inclui mesas de debate, shows, exposições, contações de histórias e atividades voltadas para o público infantil. Cerca de 250 mil pessoas são esperadas ao longo do evento. A programação completa pode ser consultada em flipelo.com.br.