‘Carnaval das Letras’: Flipelô segue até domingo (10), no Pelourinho

‘Carnaval das Letras’: Flipelô segue até domingo (10), no Pelourinho

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Agência Brasil

Guilherme Weber de Lima/Fundação Casa de Jorge Amado

Publicado em 07/08/2025 às 13:47 / Leia em 3 minutos

Costumeiramente lotado quando recebe shows musicais ou durante o Carnaval, o Pelourinho ficou cheio na noite desta quarta-feira (6) para algo mais inusitado: uma peça de teatro. Dirigida por Gil Vicente e inspirada na obra do autor de telenovelas e escritor Dias Gomes (1922-1999), o musical “Os dias bem amados: vida e obra de um autor baiano” marcou a abertura da Festa Literária Internacional do Pelourinho, a Flipelô, atraindo um grande público para o Centro Histórico de Salvador.

“O grande chamariz da Flipelô é que ela transforma o coração da cidade, que é o Centro Histórico, no Carnaval das Letras e da literatura”, descreveu Deco Lipe, curador de dois espaços da feira: a Vila Literária e o Espaço para Infâncias Mabel Velloso.

Flipelô

Maior festa cultural literária da Bahia, a Flipelô acontece até domingo (10) em cerca de 150 espaços públicos e privados do Centro Histórico de Salvador. Chegando em sua nona edição, o evento está ainda maior neste ano e a expectativa dos organizadores é que ela supere as 250 mil pessoas que participaram no ano passado.

“São nove edições e a Flipelô está mais do que consagrada e mais do que abraçada. Aqui é esse lugar assim de afeto mesmo”, informou o curador à Agência Brasil.

“A programação deste ano está riquíssima, dialogando com muitos gêneros literários, com muitas formas de escrita e dialogando também com diversas artes, porque a dramaturgia é isso, né? Ela acaba abrindo a gente para esse leque e faz com que isso se torne ainda mais diverso”, reforçou.

Abertura da Flipelô atraiu grande público ao Pelourinho | Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Diversidade

A programação da Flipelô é muito diversa, abraçando também outras artes para além da literatura. Se na abertura teve teatro, no domingo (10), a festa se encerra com uma orquestra em tributo a Jorge Amado. Mas há também saraus, debates, shows musicais, exposições, lançamentos de livros, oficinas e, inclusive, uma rota gastronômica. Um dos destaques deste ano é a presença de escritores internacionais como Adelino Timóteo e GauZ, que estarão na Casa Motiva, na Vale do Dendê.

“Neste ano, temos mais escritores internacionais e estamos ainda mais voltados para a língua portuguesa. Temos uma quantidade considerável de autores. No Espaço Mabel Velloso, que é o espaço para infâncias, pensamos muito em uma literatura que coloca a criança como protagonista das histórias. Trouxemos autores e autoras que são muito queridos pelas crianças como Flávia Lins e Silva, Lázaro Ramos, Alexandre Coimbra Amaral estreando na literatura para crianças, Elisama Santos e Emília Nunes, que é um nome fortíssimo aqui na Bahia”, ressaltou.

Outro destaque é a Vila Literária, instalada no Largo Tereza Batista, com programação toda voltada ao público jovem, incluindo um concurso de cosplay, fantasias com referências de personagens da cultura pop. “Na Vila Literária, a gente vai ter a primeira batalha de desenhos ao vivo. Serão dois dias com batalha de desenhos para que o público se divirta e vote. E teremos também o primeiro desfile cosplay discotecado da história da Flipelô, que acontece nesta quinta-feira (7)”, explicou Deco.

A programação completa pode ser conferida no site oficial do evento.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia