O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quarta-feira (6), no Palácio do Planalto, o projeto de lei que institui o Dia Nacional da Axé Music, a ser celebrado anualmente em 17 de fevereiro.
A proposta, de autoria da deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA), reconhece oficialmente o gênero musical como uma das principais expressões culturais do Brasil.
A cerimônia contou com a presença de figuras marcantes da cena política e artística da Bahia, como a cantora Daniela Mercury, que foi uma das grandes responsáveis pela projeção nacional e internacional do axé nas décadas de 1990 e 2000.
Também estiveram presentes o senador Jaques Wagner (PT-BA) e a própria autora do projeto, Lídice da Mata, que celebrou a importância histórica da lei.
Ver essa foto no Instagram
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, que também teve papel central na construção do axé desde os anos 1980, destacou o caráter coletivo e afro-ancestral do movimento.
“Quando falamos desses 40 anos, falamos do trabalho de uma geração. É um comportamento, uma influência da nossa ancestralidade afro-brasileira que hoje está consolidada e reverberando fortemente na cultura popular brasileira”, afirmou.
A Lei da Axé Music chega em um momento simbólico, celebrando quatro décadas de um movimento que revolucionou o Carnaval, revelou artistas para o Brasil e o mundo, e consolidou a Bahia como um dos grandes centros criativos da música popular brasileira.
Além do projeto sobre o axé, o presidente Lula também sancionou o PL que reconhece o Carnaval do Rio de Janeiro como manifestação da cultura nacional, em ato que reuniu ministros, parlamentares, prefeitos e artistas. Entre os presentes estavam Milton Cunha, Luiz Caldas, João Jorge (Olodum), João Drumond (Liesa) e a primeira-dama Janja Lula da Silva.

Foto: Ricardo Stuckert/PR