O Ministério da Cultura (MinC) lança, nesta quinta-feira (7), no Crato (CE), o programa Rouanet Nordeste, iniciativa voltada à regionalização dos recursos da Lei Rouanet e à valorização da diversidade cultural do Nordeste, norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. Com investimento de R$ 40 milhões e apoio de estatais como Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Emgea, Petrobras, Serpro e Transpetro, o programa marca uma nova fase de incentivo ao setor cultural fora do eixo tradicional.
“O desenvolvimento de uma nação passa pela valorização do seu povo, da sua cultura e da sua diversidade. O lançamento do Programa Rouanet Nordeste é mais um passo na nacionalização do fomento, compromisso do MinC firmado com o presidente Lula. O Rouanet Nordeste será o maior edital desde a criação, em 2023, das parcerias, por meio da Lei Rouanet, com empresas públicas e privadas”, destaca a ministra da Cultura, a baiana Margareth Menezes, que participa da cerimônia de lançamento no Ceará.
Salvador recebe oficina de capacitação
Em paralelo ao lançamento, o MinC e o Serviço Social da Indústria (Sesi) iniciam uma série de oficinas de capacitação para agentes culturais da região. As formações oferecerão conhecimentos técnicos voltados à elaboração, inscrição, execução e prestação de contas de projetos culturais.
Salvador sediará uma das oficinas presenciais já na próxima segunda-feira (11), somando-se a outras cidades como Crato, Fortaleza, Aracaju, São Luís, Recife, Teresina e Natal. Além das formações presenciais, o calendário inclui transmissões e conferências virtuais com proponentes de toda a região. Nos dias 1º e 2 de setembro, acontecerão oficinas online de tira-dúvidas.
“Com o programa Rouanet Nordeste, estamos expandindo o acesso aos recursos da Lei Rouanet para agentes culturais de estados historicamente menos contemplados com o fomento. Nosso maior objetivo é fortalecer a cultura brasileira e reafirmar a força do setor produtivo cultural como vetor de desenvolvimento social e econômico”, afirmou o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), Henilton Menezes.
Inscrições e transmissão
As inscrições para as oficinas presenciais podem ser feitas online. Já as oficinas virtuais estarão disponíveis no canal oficial do Ministério da Cultura no YouTube.