Um avião da companhia aérea espanhola Iberia sofreu danos significativos no bico e em um dos motores após colidir com um grupo de pássaros, neste domingo (3), poucos minutos após decolar do Aeroporto de Barajas, em Madri, com destino a Paris.
O impacto ocorreu logo após a decolagem do voo IB579, forçando o comandante a retornar ao aeroporto de origem, onde a aeronave conseguiu pousar em segurança, de acordo com nota enviada ao jornal El País.
Imagens compartilhadas por passageiros nas redes sociais mostram o nariz da aeronave visivelmente danificado, resultado direto da colisão com as aves.
#IncidenteAéreo hoy de un #Airbus #A321 – 253NY XLR (EC-OOJ) de #Iberia, vuelo #IB579. Sufrió grave impacto de pájaro en despegue desde Aeropuerto #Madrid #Barajas Adolfo Suárez (MAD), #España 🇪🇦. Retornó a MAD con total seguridad. Daños materiales notables. Sin heridos. 03-08-25 pic.twitter.com/Ul7SJP0xt8
— Iván Castro Palacios (@ivancp25) August 3, 2025
Apesar do susto, nenhum passageiro ficou ferido. Todos foram desembarcados e realocados em outro voo no mesmo dia, com partida às 20h.
“A tripulação, incluindo pilotos e comissários, agiu com profissionalismo durante toda a operação, prestando apoio aos passageiros”, informou a Iberia.
Colisões com aves, chamadas de bird strikes, são consideradas eventos de risco para a aviação, mas as aeronaves comerciais são projetadas para resistir a esse tipo de incidente com segurança.