No próximo dia 19 de setembro, acontece em Salvador a 10ª edição dos tradicionais Almoços de Negócios, realizados pelo Alô Alô Bahia. O evento promete reunir grandes nomes do cenário local e nacional, reforçando a vocação do portal em provocar reflexões e fomentar conexões relevantes. Como ocasiões especiais exigem convidados à altura, essa edição promoverá um papo inspirador sobre empreendedorismo com o multiempresário Marcus Buaiz.
“Minha intenção é provocar”, avisa. “Quero trazer reflexões sobre reinvenção, posicionamento e construção de marca com alma, algo cada vez mais necessário no cenário atual. Não venho para ensinar, venho para trocar. Vai ser uma conversa sobre escolhas, impacto e propósito”, completa Buaiz, que acredita na força do encontro e na potência que se forma quando empresários se reúnem para discutir caminhos com verdade.

Marcus Buaiz também lançará o livro As 7 Leis da Conexão
A versatilidade de um prodígio capixaba
Conhecido pela versatilidade de seus investimentos, o marido de Isis Valverde começou a carreira aos 18 anos, assumindo um dos negócios da família, dona de um conglomerado de empresas capixabas fundado em 1941 pelo seu avô, e que hoje atua nas frentes de alimentação, comunicação, comércio e outros. Mas engana-se quem pensa que ele se acomodou na condição de herdeiro de uma dinastia estadual.
Desde cedo, Buaiz aproveitou os ensinamentos da tradição que lhe conduzia e procurou criar a própria identidade e movimentou investimentos próprios, como uma empresa de entretenimento aos 20 anos. “Meu avô me ensinou princípios que moldaram minha forma de estar no mundo: ética, moral e, principalmente, a coragem de pensar diferente. E foi com esse olhar que construí minha trajetória no entretenimento e nos negócios, sempre buscando antecipar movimentos e criar valor real”, conta o empresário.
Aos 46 anos, Buaiz coleciona sucessos e reconhece os aprendizados de negócios que não seguiram como idealizara. A versatilidade virou uma marca dele. “Ao longo dos anos, estive em setores diversos como entretenimento, tecnologia, alimentação, impacto social e inovação. E é essa combinação que tem me provocado a inovar: projetos onde cultura, tecnologia e conexão humana se encontram”, declara Buaiz.
Ele entende que nos dias de hoje, empreender vai além de escalar negócios. “É escalar impacto e gerar sentido. Isso me obriga a estar em constante aprendizado, reaprendendo a ouvir, a colaborar e a liderar com mais sensibilidade”, diz.
Pai de José Marcus e João Francisco, frutos do casamento de 15 anos que viveu com a cantora Wanessa Camargo, Marcus Buaiz coleciona sociedades conhecidas no mundo do entretenimento, como as com os jogadores Neymar Jr. e Ronaldo Fenômeno, padrinho de seu filho mais velho. “Sempre busquei sociedades complementares, onde a união faz a força, porque acredito que é assim que conseguimos construir algo maior e mais duradouro”, observa Buaiz.

Marcus Buaiz
Os caminhos que levam a Salvador
Essas sociedades também já trilharam caminhos baianos. No início dos anos 2000, o empresário se juntou a Flora e Gilberto Gil na realização do Camarote Expresso 2222, hoje um dos mais importantes espaços do Carnaval de Salvador. Ainda na família Gil, Buaiz também foi sócio de Preta na Mynd, agência de tecnologia e influência digital que gere a carreira de grande parte das personalidades da internet nacional, lugar em que hoje ele ocupa posição estratégica.
Mas a relação com Salvador não parou por aí. Para o empresário, a cidade é muito mais do que um polo cultural e econômico. “É um lugar que me toca profundamente, onde encontro equilíbrio e renovação, tanto na vida pessoal quanto na profissional”, conta Buaiz.
Hoje, ele cultiva ideias no campo do turismo, área que vê como essencial para o futuro da Bahia. “Posso dizer que estou atento às oportunidades que Salvador oferece para criar experiências originais, desenvolver projetos relevantes e construir pontes duradouras”, adianta o empresário ao Alô Alô.
“Salvador honra suas raízes e, ao mesmo tempo, olha pra frente. Isso conversa diretamente com a visão que venho estruturando. Mais do que um destino de negócios, é uma fonte constante de inspiração — que me permite criar com verdade, pensar com clareza e agir com consciência.”

Marcus Buaiz
O que falta?
Buaiz tem em uma frase de Walt Disney uma de suas maiores inspirações: “Se você pode sonhar, você pode fazer”. É uma mensagem que ele diz carregar consigo, não só como inspiração, mas como um convite constante para agir.
Ele acredita que já realizou muita coisa do que sonhou. Construiu negócios, criou conexões, participou de projetos que realmente importam, mas nunca fala em um ponto final. Perguntamos a ele: o que falta?
“Sempre faltam sonhos novos, desafios maiores e o desejo contínuo de crescer, aprender e impactar de forma ainda mais significativa. No fundo, essa jornada de empreender é isso: uma busca constante, onde cada conquista abre espaço para o próximo sonho.”

Marcus Buaiz em Salvador: multiempresário fala sobre empreendedorismo e propósito em evento do Alô Alô Bahia