O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou, nesta sexta-feira (1º), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode telefonar “a qualquer momento” para tratar de tarifas e outros atritos comerciais entre os dois países.
Em entrevista a jornalistas na Casa Branca, Trump afirmou: “Ele pode falar comigo quando quiser. Vamos ver o que acontece, eu amo o povo brasileiro”.
O republicano ainda criticou decisões recentes de Brasília, dizendo que “as pessoas que governam o Brasil fizeram a coisa errada”.
A fala ocorre após a confirmação de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. Segundo o governo americano, a medida é uma “emergência nacional”, motivada por políticas e ações consideradas “incomuns” e “extraordinárias” do Brasil.
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços calcula que cerca de 44,6% das exportações brasileiras foram excluídas da nova taxação.
A ordem executiva americana apresenta uma lista de cerca de 700 itens isentos da sobretaxa, como aviões, celulose, suco de laranja, petróleo e minério de ferro. Para esses produtos, continua valendo a tarifa de 10% estabelecida em abril.