Trump afirma que Lula pode entrar em contato ‘a qualquer momento’ para discutir tarifas

Trump afirma que Lula pode entrar em contato ‘a qualquer momento’ para discutir tarifas

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Tiago Mascarenhas

Agência Brasil/Reuters

Publicado em 01/08/2025 às 18:32 / Leia em 1 minutos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou, nesta sexta-feira (1º), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode telefonar “a qualquer momento” para tratar de tarifas e outros atritos comerciais entre os dois países.

Em entrevista a jornalistas na Casa Branca, Trump afirmou: “Ele pode falar comigo quando quiser. Vamos ver o que acontece, eu amo o povo brasileiro”.

O republicano ainda criticou decisões recentes de Brasília, dizendo que “as pessoas que governam o Brasil fizeram a coisa errada”.

A fala ocorre após a confirmação de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. Segundo o governo americano, a medida é uma “emergência nacional”, motivada por políticas e ações consideradas “incomuns” e “extraordinárias” do Brasil.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços calcula que cerca de 44,6% das exportações brasileiras foram excluídas da nova taxação.

A ordem executiva americana apresenta uma lista de cerca de 700 itens isentos da sobretaxa, como aviões, celulose, suco de laranja, petróleo e minério de ferro. Para esses produtos, continua valendo a tarifa de 10% estabelecida em abril.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia