A música “Geni e o Zepelim”, sucesso do cantor e compositor Chico Buarque, será adaptada para as telas de cinema por Anna Muylaert, diretora responsável pelo filme “Que Horas Ela Volta?”. A informação foi anunciada durante o mercado do Festival de Cannes e divulgada pelo jornal O Globo.
O longa está em desenvolvimento e será rodado em 2025, com produção da Migdal Filmes e coprodução da Globo Filmes. A única certeza, por ora, é que Geni terá final feliz.
Desde que a música foi lançada em 1978, o refrão tornou-se um clássico da MPB. A protagonista é malvista por toda a cidade e o compositor repete ao longo da obra os pedidos dos moradores: “Joga pedra na Geni”.
Embora na segunda parte da música Geni seja exaltada como uma heroína, ao final da canção ela mais uma vez vira o principal recipiente do ódio coletivo. A ideia do filme, então, é de inverter essa lógica e dar um fim mais digno à mulher.
Nas telonas, o público vai conhecer a jovem profissional do sexo ribeirinha, Geni, que costuma ser atacada pelos vizinhos.
Um dia, no entanto, a aldeia dela é dominada pelo exército do Comandante e todos tentam escapar pelo rio, mas são pegos e presos. Nesse momento, todos passam a depender do desejo de Geni para ganhar a liberdade.