Com músicas de Gilberto Gil, missa em Salvador celebra memória de Preta Gil

Com músicas de Gilberto Gil, missa em Salvador celebra memória de Preta Gil

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Publicado em 26/07/2025 às 16:55 / Leia em 2 minutos

Uma missa de sétimo dia em memória de Preta Gil foi realizada neste sábado (26), no Santuário Santa Dulce dos Pobres, no Largo de Roma, em Salvador. A celebração foi conduzida pelo padre Lázaro Muniz, que no ano passado também celebrou uma missa dedicada à artista em Salvador.

No início da missa, o reitor do santuário, Frei Ícaro, lembrou quando Preta esteve nas Obras Sociais Irmã Dulce, em 2023. “Acolhemos os amigos de Preta Gil, suplicando ao senhor que a recolha a seu reino. Em junho de 2023, ela esteve aqui e eu tive a oportunidade a abençoá-la e hoje a gente pede a misericórdia do senhor. Em espírito de fé e devoção, suplicando a misericórdia de Deus sobre nós e a intercessão de Santa Dulce”, disse.

O padre Lázaro Muniz mencionou a atuação de Preta Gil junto à Osid. “Nessa celebração também renovamos a esperança na misericórdia de Deus e rezamos pela missa de sétimo dia de Preta Gadelha Gil Moreira, fiel colaboradora das obras sociais Irmã Dulce. Que ela seja acolhida na paz eterna e que seus entes queridos recebam consolo e força”.

Durante a homilia, o padre lembrou as música A Paz e Andar com Fé, de Gilberto Gil, e também o encontro com Preta há 1 ano, na Igreja do Rosário dos Pretos. “Nós sabemos que o que Preta viveu tocou profundamente o seu coração, sua vida. Há 1 ano nos encontramos e ela celebrava pela remissão do câncer. Com muita emoção e espiritualidade, ela dizia: ‘Eu vim aqui porque quero agradecer a Deus, à espiritualidade de matriz africana, quero agradecer a todas as entidades, equipe médica, e a todos aqueles que me ajudaram”, disse o padre.

O padre Lázaro também citou o último trabalho musical de Preta, Tudo Vai Passar, lançado em fevereiro de 2025, com uma mensagem de esperança. Com amigos no altar, a missa foi encerrada com as música Drão, composição de Gil à Sandra Gadelha, mãe de Preta, e Toda Menina Baiana.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia