O Banco Central lançou, nesta sexta-feira (25), uma nova moeda de R$ 1 em comemoração aos 60 anos da instituição. Com tiragem de 23.168.000 unidades, a edição especial passa a circular normalmente no comércio e pode ser usada em qualquer tipo de transação.
A peça tem como destaque, no anverso, o selo comemorativo do aniversário do BC, acompanhado da marca da instituição e de linhas diagonais. O tradicional rosto da República não aparece nesta edição.
O anel dourado traz as inscrições “Banco Central do Brasil” e “1965–2025”, em alusão às seis décadas do órgão. O reverso mantém o padrão das moedas da segunda família do real, com a indicação do valor de R$ 1.
A criação da moeda comemorativa foi aprovada em abril pelo Conselho Monetário Nacional. Na ocasião, o Banco Central explicou que a iniciativa faz parte de um conjunto de ações voltadas para marcar a trajetória da autarquia, com o objetivo de preservar e compartilhar sua história.
A moeda possui núcleo de aço inoxidável, anel de aço carbono revestido em bronze, 27 milímetros de diâmetro, 7 gramas e bordo com serrilha intermitente.