O Banco Central do Brasil (BC) lançou nesta sexta-feira (25) uma moeda comemorativa de R$ 1, em alusão aos 60 anos da instituição, celebrados em 2025.
O item será de circulação comum e terá um total de 23,17 milhões de unidades, que entrarão em circulação por meio da rede bancária.
No anverso da moeda (frente), destaca-se o selo oficial dos 60 anos do BC, acompanhado da marca da instituição e de linhas diagonais. O anel dourado exibe as inscrições “Banco Central do Brasil” e “1965–2025”.
Já o reverso mantém o padrão das moedas atuais de R$ 1 da segunda família do real.

Foto: Gabriel Pereira/ Banco Central
História
Criado em 1965, o Banco Central atua como a autoridade monetária do país, responsável principalmente por manter a inflação sob controle. Desde 2021, a instituição passou a ter autonomia formal, o que garante mais independência em relação a pressões políticas. Com a mudança, o presidente e os diretores passaram a cumprir mandatos fixos de quatro anos.
Atualmente, a meta de inflação está fixada em 3%, com intervalo de tolerância entre 1,5% e 4,5%, conforme definido pelo Conselho Monetário Nacional, composto pelos ministros da Fazenda, do Planejamento e pelo próprio presidente do BC.