Djamila Ribeiro, filósofa, escritora e uma das principais vozes do ativismo negro no Brasil, desembarca em Salvador nesta sexta-feira (25) para participar da inauguração da Sala Mestres e Mestras da Palavra, novo espaço da Biblioteca Central do Estado da Bahia, nos Barris.
A presença de Djamila marca não apenas a abertura do espaço, mas também a realização da edição especial do projeto Encontros Negros – 25 de Julho, data que celebra o Dia Nacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha. No evento, a autora do best-seller Pequeno Manual Antirracista participa de um debate sobre identidade, ancestralidade e resistência, reafirmando o compromisso da Bahia com o fortalecimento das vozes negras.
“Com muita honra e alegria, participarei do Encontros Negros em Salvador no 25 de Julho, celebrando a força e a sabedoria das mulheres negras da América Latina e do Caribe”, declarou Djamila.
Os ingressos para o Encontros Negros, distribuídos gratuitamente pelo Sympla, esgotaram rapidamente, reflexo da expectativa do público. Já a inauguração da Sala Mestres e Mestras da Palavra será aberta ao público, a partir das 18h, com apresentações do grupo A Pombagem, do Sarau Mestres e Mestras, conduzido pelo projeto Fala Escritor, do Slam das Minas e do Mestre Bule Bule.

Danillo Costa/Ascom FPC
Para o diretor da Fundação Pedro Calmon, Sandro Magalhães, receber Djamila Ribeiro neste momento simbólico reforça o papel da Bahia na valorização da literatura negra e da produção intelectual brasileira. “Será um grande momento inaugurar esse espaço no Dia Nacional do Escritor e no Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, recebendo Djamila Ribeiro, uma das grandes referências da literatura contemporânea”, destacou.