Famosos e personalidades usaram as redes sociais para homenagear a cantora Preta Gil, que faleceu neste domingo (20), em Nova York, nos Estados Unidos. Ela foi diagnosticada com um câncer no intestino em janeiro de 2023 e que entrou em remissão no final do mesmo ano. Em agosto de 2024, a doença voltou em quatro locais do corpo: dois linfonodos, uma metástase no peritônio e um nódulo no ureter.
A apresentadora Angélica foi uma das personalidades que se emocionou ao lamentar a morte da amiga. “Não tenho palavras. Só um silêncio cheio de saudade e um coração transbordando gratidão. Gratidão por ter tido você na minha vida, tão perto de mim e da minha família, com esse seu jeito único de ser, inteira, presente, verdadeira. Você foi amiga no sentido mais profundo da palavra, daquelas que a gente leva pra sempre, mesmo quando a presença se transforma em lembrança. Sua força, sua luz, sua alegria de viver, mesmo nos dias difíceis, sempre foram uma inspiração pra mim. Você lutou com dignidade e coragem. Descansa, meu amor. Te levo pra sempre no meu coração!”, escreveu ela.
O apresentador Luciano Huck também fez questão de demonstrar seu carinho. “Minha amiga se foi. Lutava com bravura, enfrentando a dor com coragem e sorrisos. A Preta foi a Preta até o fim. Forte, generosa, luminosa. Agora descansou. Ainda não consigo acreditar. Talvez nem queira. Fomos Amigos — com A maiúsculo — por mais de 25 anos. Entre tantos talentos que ela tinha, o de ser amiga dos amigos era dos mais raros e preciosos. Por isso era tão amada. Por isso era tão dela. E não por acaso, partiu justamente no Dia do Amigo. Preta era família. E nós, parte da dela. Ela esteve presente nos momentos mais marcantes e felizes da minha vida. E nas minhas melhores memórias, lá está ela: rindo, vibrando, acolhendo, vivendo intensamente junto com a gente”, declarou.
O cantor Thiaguinho também compartilhou uma emocionante mensagem de despedida. “Você nunca vai sair de mim. Nosso amor nunca foi só desse plano. Tô destruído. Um pedaço de mim que se vai. Um pedaço da minha história. Mas sua luz vai seguir em mim. Como a luz desse sol que iluminou tantos momentos do nosso amor. Onde o amor é eterno, a presença nunca se apaga. Te amo eternamente, Didi. Minha irmã, afilhada, madrinha… Meu amor.”
O ator Bruno Gagliasso lamentou a perda e relembrou um momento especial com a amiga no Carnaval. “Hoje a vida ficou mais silenciosa. Minha amiga Preta se foi. Lembro da primeira vez que ela tocou num trio em Salvador só dela… a gente, emocionado, mandou fazer uma camisa com a frase 100% Preta. Porque ela É isso: INTEIRA, INTENSA, VERDADEIRA. Preta tinha uma luz difícil de explicar. Ela ria alto, amava fundo, enfrentava tudo com coragem. Era alegria, era luta, era força. Amanha vou plantar uma árvore. Porque ela era raiz e também flor. E porque, de algum jeito, ela continua aqui. Te amo, Pretinha! Obrigado por tudo.”
A primeira-dama Janja Silva também exaltou a potência e força de Preta. “A partida de Preta torna o mundo mais silencioso, menos iluminado. Sua gargalhada e seu brilho no olhar já fazem uma imensa falta. Sua coragem e sua voz abriram caminhos para que muitas mulheres e meninas se amassem e tivessem orgulho de ser quem são. O Brasil inteiro se mobilizou em amor e orações pela sua recuperação. E como foi lindo ver essa mobilização. Sinônimo de alegria, força e autenticidade, Preta encarou cada dia da vida com sorriso largo, doando e recebendo muito amor. E é isso que ela deixa: amor! Amor pela vida, pela família, pelos amigos. Um abraço apertado e toda a minha solidariedade ao nosso querido Gilberto Gil, Drão, Flora, Francisco, Sol de Maria, minha amiga Bela e toda a família Gil. Preta, levaremos você sempre juntinho de nós!”, escreveu.
Em uma mensagem de carinho especial, a cantora e compositora Teresa Cristina revelou qual característica da Preta mais a marcou. “A vontade de viver, a gana que ela tinha. A Preta distribuía alegria por onde passava. Foi uma pessoa que espalhou alegria e energia. E nessa luta contra a doença nos últimos anos, estava sempre falando bem da vida, se agarrou à vida. Uma pessoa revolucionária, a Preta viveu do jeito que quis. Ela quis ser cantora, gravou um álbum em que aparecia nua, com um violão na capa do CD. Ela usava as roupas que queria, era engraçada, irreverente, enfrentava tudo com o jeito dela, mesmo. Preta Gil era muito original. A gente ainda vai falar muito da Preta, porque ela é um exemplo muito importante para a gente que fica aqui. Uma pessoa que amava a vida. Eu dizia que ela era a prima do Brasil, porque era filha do Gil, afilhada do Caetano, afilhada da Maria Bethânia, sobrinha da Gal. (…) Eu só tenho coisas boas para falar da Preta.”
Lore Improta resgatou uma foto do dia em que visitou Preta Gil com a filha Liz e exaltou a força e o legado da amiga. “Que privilegio ter você nessa vida, minha amiga! Sua força é exemplo, sua história será sempre lembrada e seu amor é eterno. Te amarei pra sempre, Pretinha.”
Notícias relacionadas:
Luto: Preta Gil morre aos 50 anos nos Estados Unidos
Preta Gil ganhou homenagens especiais no Dia do Amigo; veja
Preta Gil morre aos 50 anos no Dia do Amigo
ECAD lamenta a morte de Preta Gil: “Autenticidade, coragem e defesa da diversidade”